Inauguração da obra de remodelação e ampliação da ETAR de Proença-a-Nova

Inauguração da obra de remodelação e ampliação da ETAR de Proença-a-Nova

Categoria Advisor, Agenda

O Município de Proença-a-Nova informa que amanhã, às 15h00, será inaugurada a obra de remodelação e ampliação da ETAR pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. A cerimónia vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, e do presidente do Conselho de Administração da Águas do Vale do Tejo, José Sardinha.

A inauguração surge na sequência da conclusão da Empreitada de Conceção/Construção para a remodelação/ ampliação do nível de tratamento da ETAR de Proença-a-Nova. O prazo final de execução fixou-se em 317 dias, com um investimento total de cerca 514.000,00 euros. A antiga ETAR de Proença-a-Nova encontrava-se a funcionar desde 2006, tendo sido dimensionada para servir uma população-equivalente de 2.234 habitantes, e um caudal médio afluente de 326 m3/dia, encontrando-se subdimensionada face às condições de afluência atuais.

A ETAR de Proença-a-Nova está agora dimensionada, quer em termos hidráulicos, quer em termos processuais, para tratar um equivalente populacional de 4650 habitantes, com um caudal médio diário em tempo seco de 584m3/dia.

O local de descarga do efluente é realizado na Ribeira da Freixeda, afluente da Albufeira de Pracana, no Rio Ocreza. Esta albufeira e respetiva bacia hidrográfica encontram-se classificadas como zonas sensíveis por risco de eutrofização e, por isso, optou-se por considerar que a solução de ampliação da ETAR de Proença-a-Nova deveria contemplar a ampliação da capacidade e do nível de tratamento, incluindo as etapas de remoção de azoto e fósforo.

Para além de muito contribuir para a qualidade de vida da população que serve, bem como, para a proteção do meio ambiente, as obras realizadas nesta ETAR foram projetadas para atingir níveis de qualidade compatíveis com a atual legislação em vigor.