Inaugurada a renovada Arriba do portinho de Porto Covo

Inaugurada a renovada Arriba do portinho de Porto Covo

A secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, inaugurou ontem as obras de requalificação da arriba norte do portinho de Porto Covo. E intervenção foi realizada no âmbito do programa Pólis Litoral Sudoeste e salientou a secretária de Estado, foi “a primeira a ser concluída” com fundos do programa POSEUR / Portugal 2020.

A intervenção incluiu a melhoria das condições de drenagem, a construção de um passeio em calçada na crista da falésia e a colocação de uma nova escadaria de acesso ao portinho.

Embora ainda não seja conhecido o modelo de gestão que continuará o trabalho de adaptação do litoral às ameaças das alterações climáticas, Célia Ramos garantiu que o mesmo “será inspirado nas sociedades Pólis”, em articulação com os municípios.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, congratulou-se com a realização desta obra na arriba do portinho, em especial, pela proximidade à aldeia de Porto Covo, para cuja requalificação também contribuiu. O autarca alertou também para a necessidade de prosseguir a requalificação do litoral do concelho de Sines. A reabilitação do portinho de Porto Covo em si, que ainda tem marcas do temporal de 2014, e o parque de estacionamento da praia do Ilha do Pessegueiro são intervenções que Nuno Mascarenhas espera poderem vir a ser executadas numa nova fase do programa Pólis.