Incêndios florestais: Ministros da UE debatem prevenção e preparação para 2023

Após um verão devastador, em que se perderam milhares de hectares de floresta na Europa devido a incêndios florestais, a Comissão Europeia está a organizar uma reunião de alto nível para trabalhar já em medidas de preparação para o próximo ano. Os ministros responsáveis pela proteção civil nos Estados-Membros da UE e nos Estados participantes no Mecanismo de Proteção Civil da UE encontram-se hoje em Bruxelas para a reunião de coordenação de alto nível da resposta de emergência, em estreita cooperação com a presidência checa do Conselho da UE. As conclusões da reunião serão publicadas ao longo do dia.

Este ano, o Mecanismo de Proteção Civil foi ativado 11 vezes para incêndios florestais em toda a Europa e, graças à solidariedade sem precedentes dos Estados-Membros, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência coordenou 33 destacamentos de aeronaves de combate a incêndios e oito destacamentos de helicópteros. Graças à frota rescEU, o Mecanismo de Proteção Civil da UE respondeu rápida e eficazmente à maioria dos pedidos apresentados este ano, prestando um apoio imediato e eficaz sempre que estivessem disponíveis capacidades. Além disso, o serviço de satélite Copernicus da UE continua a fornecer mapas de avaliação de danos nas zonas afetadas.

O objetivo desta reunião é assegurar um debate político sobre a necessidade de reforçar rapidamente as capacidades de prevenção, preparação e resposta aos incêndios florestais, tanto a nível nacional como no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da UE.