INDAQUA assina compromisso anticorrupção das Nações Unidas 

INDAQUA assina compromisso anticorrupção das Nações Unidas 

Categoria Advisor, Empresas

A INDAQUA integra grupo restrito de empresas em Campanha Anticorrupção das Nações Unidas (UN), com compromisso assinado no passado dia 9 dezembro, Dia Internacional Contra a Corrupção, assumindo proatividade na promoção de medidas anticorrupção e implementação de políticas que contribuam para uma sociedade mais sustentável, transparente e inclusiva.

“A adesão da empresa, ao apelo lançado pela UN Global Compact, está alinhada com a política anticorrupção de todo o grupo MIYA, na qual a INDAQUA assume compromisso de ´tolerância zero` face a atos comerciais ou públicos de suborno”, refere em comunicado Enrique Castiblanques, CEO da INDAQUA, sublinhando que a “mesma política rege toda e qualquer atividade da empresa, em todo o seu universo, incluindo colaboradores, acionistas, consultores, agentes ou representantes”.

O combate à corrupção é uma das grandes prioridades da Agenda 2030 das Nações Unidas, pelo que esta iniciativa apela a uma chamada de atenção estratégica e proativa por parte do setor privado aos governos, para implementação de políticas que estimulem o estabelecimento de sistemas de boa governação.

“Para nós, mais do que uma obrigação, esta é a nossa forma de estar. Conseguir eliminar os efeitos negativos da corrupção em áreas tão cruciais como o ambiente é, para o todo o grupo MIYA, ponto de honra”, reforça o mesmo responsável no decorrer da assinatura do protocolo que pretende sensibilizar o Governo para a importância da Integridade, Ética e Transparência junto da sociedade em geral.

Todas as entidades, que agora assinam o protocolo, solicitam ao Governo que reveja e reforce políticas, leis e mecanismos anticorrupção para criar um ambiente de incentivo aos bons comportamentos, estimulando o debate e a mobilização de todos para criação de uma economia global mais sustentável, com processos de compra e financiamento mais transparentes.

Num mercado em que os consumidores são cada vez mais informados e exigentes, este tipo de ação coletiva reforça o desenvolvimento de instituições cada vez mais responsáveis e eficientes, em linha com os valores organizacionais promovidos pela INDAQUA, que defendem a transparência e a implementação de boas práticas no setor da água e do ambiente.

A assinatura do protocolo decorreu em Lisboa, a 9 de dezembro, pelas 14h30, na AdP – Águas de Portugal, durante a cerimónia de celebração do Dia Internacional Contra a Corrupção, estimulando a transparência, o rigor e a implementação de um mercado livre, leal e concorrencial, no sector da água e do ambiente. Desta forma, a INDAQUA subscreve o seu total alinhamento para com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) a Global Compact Network Portugal (GCNP) e a Aliança ODS Portugal, ajudando a disseminar os objetivos da campanha junto das instituições com quem interage nacional e internacionalmente.

Foto: INDAQUA