Indaqua distinguida com 23 Selos de Qualidade dos Serviços de Água

Indaqua distinguida com 23 Selos de Qualidade dos Serviços de Água

A cada ano, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) reconhece as empresas que se evidenciaram pela qualidade no abastecimento de água para consumo humano e no saneamento de águas residuais urbanas. Após a paragem forçada pela pandemia, a entidade reguladora divulgou os “Selos de Qualidade” relativos a 2020 e 2021, tendo a o Grupo Indaqua assumido a liderança em ambos, segundo um comunicado.

Em 2019 – a última edição realizada –, a ERSAR tinha já atribuído sete distinções à Indaqua. cDesta vez, foi atribuído um total de 23 galardões, distribuídos pelos dois anos e por todas as concessões municipais detidas pelo Grupo, que ficam agora habilitadas à atribuição dos Prémios de Excelência de Serviço, que reconhecem a melhor entidade em cada uma das categorias, refere a entidade gestora que garante água e saneamento a mais de 600 mil pessoas.

Em relação ao ano de 2020, foram atribuídos às (na altura) seis concessões da Indaqua 13 Selos de Qualidade, nas categorias de “Qualidade do serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)”, “Qualidade exemplar de água para consumo humano” e “Qualidade para o uso eficiente da água”. A Indaqua Fafe recebeu uma distinção, enquanto a Indaqua Feira e a Indaqua Matosinhos receberam três. Às concessões de Santo Tirso/Trofa, Oliveira de Azeméis e Vila do Conde foram entregues dois selos, lê-se no mesmo comunicado.

Este ano, a entidade recebeu dez Selos de Qualidade, distribuídos por cinco concessões. O Grupo foi distinguido nas categorias de “Qualidade do serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)”, “Qualidade exemplar de água para consumo humano” e “Qualidade do serviço de saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor)”. Foram atribuídos três selos à Indaqua Matosinhos, dois selos às concessões de Fafe, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, juntando-se ainda a Indaqua Vila do Conde com um selo.

Para Pedro Perdigão, CEO do Grupo Indaqua, “as distinções conseguidas revelam o desempenho do Grupo no exercício das suas funções, junto dos consumidores”.

Os “Selos de Qualidade ERSAR” são um mecanismo de premiação das entidades que cumprem os critérios rigorosos para avaliação da água, desde a qualidade, ao uso eficiente de água, abastecimento público e saneamento – categorias onde a Indaqua foi múltiplas vezes distinguida. A entrega dos Selos de Qualidade e a relevação dos Prémios de Excelência da ERSAR acontece no próximo dia 15 de novembro, às 18h00, no SANA Malhoa Hotel. A cerimónia está integrada na 16.ª Expo Conferência da Água, que vai contar com a presença de agentes reconhecidos das áreas da água e ambiente, sendo palco de debates sobre o tema da água, os seus principais desafios e oportunidades, uma urgência na preparação para o futuro.