Indaqua junta especialistas para falar sobre “Valor não percecionado da água”

Indaqua junta especialistas para falar sobre “Valor não percecionado da água”

Categoria Advisor, Agenda

Apesar de chegar todos os dias a casa dos portugueses, nem sempre se sabe ou se paga o real custo do seu tratamento, transporte e distribuição. A forma como é percecionado o custo e também o valor social e ambiental da água conduziu a Indaqua a organizar, esta quarta-feira, 13 de outubro, às 16h00, um webinar subordinado ao tema “Valor não percecionado da água”.

A sessão conta com a participação de quatro especialistas do setor que abordarão diferentes vertentes do tema. O coordenador do Conselho Científico da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), Sérgio Hora Lopes, vai abrir a sessão, explicando o que diferencia o valor e o preço da água e ainda perspetivando a forma como o setor deve potenciar a cada vez maior consciência ambiental dos utilizadores. Já André Regueiro, coordenador da DECO Regiões, vai comentar a importância da sensibilização dos consumidores perante o valor da água e o seu uso eficiente. Segue-se a intervenção de Jaime Melo Baptista, investigador do LNEC e Coordenador do projeto Lisbon International Centre for Water (LIS-Water), para abordar as boas práticas de governança que devem ser seguidas para garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental do setor. Pedro Perdigão, CEO da INDAQUA, encerra o leque de oradores, comentando a relevância do princípio do utilizador-pagador nos investimentos que as entidades gestoras devem concretizar. Pedro Perdigão irá ainda abordar a questão do financiamento do setor, concretizado através de diversos mecanismos nacionais e europeus.

O webinar “Valor não percecionado da água”, moderado por Ana Santiago, integra o Projeto + Água, desenvolvido pela Indaqua com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental 2020.

A participação é gratuita e pode ser feita aqui.