Indaqua junta especialistas para falar sobre “Valor não percecionado da água”

by Cristiana Macedo | 12 Outubro 2021 12:51

Apesar de chegar todos os dias a casa dos portugueses, nem sempre se sabe ou se paga o real custo do seu tratamento, transporte e distribuição. A forma como é percecionado o custo e também o valor social e ambiental da água conduziu a Indaqua a organizar, esta quarta-feira, 13 de outubro, às 16h00, um webinar subordinado ao tema “Valor não percecionado da água”.

A sessão conta com a participação de quatro especialistas do setor que abordarão diferentes vertentes do tema. O coordenador do Conselho Científico da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), Sérgio Hora Lopes, vai abrir a sessão, explicando o que diferencia o valor e o preço da água e ainda perspetivando a forma como o setor deve potenciar a cada vez maior consciência ambiental dos utilizadores. Já André Regueiro, coordenador da DECO Regiões, vai comentar a importância da sensibilização dos consumidores perante o valor da água e o seu uso eficiente. Segue-se a intervenção de Jaime Melo Baptista, investigador do LNEC e Coordenador do projeto Lisbon International Centre for Water (LIS-Water), para abordar as boas práticas de governança que devem ser seguidas para garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental do setor. Pedro Perdigão, CEO da INDAQUA, encerra o leque de oradores, comentando a relevância do princípio do utilizador-pagador nos investimentos que as entidades gestoras devem concretizar. Pedro Perdigão irá ainda abordar a questão do financiamento do setor, concretizado através de diversos mecanismos nacionais e europeus.

O webinar “Valor não percecionado da água”, moderado por Ana Santiago, integra o Projeto + Água, desenvolvido pela Indaqua com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental 2020.

A participação é gratuita e pode ser feita aqui[1].

Endnotes:
  1. aqui: https://lnkd.in/dsqECBAY

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/indaqua-junta-especialistas-para-falar-sobre-valor-nao-percecionado-da-agua/