Indústria Agroalimentar Europeia e Biodiversidade em destaque na Alimentaria & Horexpo

Indústria Agroalimentar Europeia e Biodiversidade em destaque na Alimentaria & Horexpo

Categoria Advisor, Agenda

Na próxima terça-feira, dia 6 de junho, será apresentado nesta edição da Alimentaria & Horexpo Lisboa, o relatório do projeto “Biodiversity in Standards and Labels for the Food Setor”, produzido pela iniciativa europeia do mesmo nome, numa sessão promovida pelo Instituto Superior Técnico

O relatório ilustra “as forças e fraquezas dos selos de certificação/rótulos e marcas comerciais do setor agroalimentar em vários fatores com impactes na biodiversidade e aponta caminhos para a melhoria do desempenho deste setor”.

Ao todo foram analisados 54 selos de certificação/rótulos e marcas europeus, nacionais e regionais pelos parceiros deste projeto, entre os quais vários selos de certificação/rótulos e marcas portugueses.

A análise abordou não só as políticas dos selos/rótulos e marcas como os critérios constantes dos seus cadernos de especificações, que os produtores e fornecedores têm de cumprir. Estes critérios foram analisados em termos da efetividade para a conservação da biodiversidade, obrigatoriedade, transparência e auditabilidade.

O relatório apresenta os resultados em cada fator com impacte na biodiversidade, conclusões que indicam “a necessidade de melhoria do desempenho de biodiversidade dos selos/rótulos e marcas ao nível europeu e efetuavárias recomendações técnicas nesse sentido”.

O projeto “Biodiversity in Standards and Labels for the Food Setor” decorre de 2016 a 2020 e abrange 7 parceiros: Global Nature Fund, Lake Constance Foundation e Agentur AUF! (Alemanha), Fundación Global Nature (Espanha), Solagro e agoodforgood (França) e Instituto Superior Técnico (Portugal).