INE: Navigator é a terceira maior exportadora do país e a primeira em Valor Acrescentado Nacional

by Cristiana Macedo | 15 Fevereiro 2021 12:35

A Navigator ocupa, pelo quarto ano consecutivo, o terceiro lugar na lista das maiores empresas exportadoras em Portugal, de acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a 2020, refere a empresa em comunicado.

Num ano marcado por um cenário pandémico, a empresa continua assim no ranking das maiores exportadoras do país com mais de 90% dos seus produtos a serem vendidos em 130 países dos cinco continentes e permanece como a empresa com maior contributo para o Valor Acrescentado Nacional, trabalhando com cerca 5600 fornecedores nacionais, gerando, de forma direta, indireta e induzida, mais de 30 mil postos de trabalho em Portugal.

A primeira posição no ranking no Valor Acrescentado Nacional é ocupada pela Navigator, pela incorporação na sua cadeia de valor de recursos endógenos naturais geradas pela floresta. A empresa representa aproximadamente 1% do PIB nacional, além de cerca de 3% das exportações nacionais de bens, refere o mesmo comunicado. No ano passado, a Navigator foi, também, distinguida com o “Prémio Exportação e Internacionalização 2020”, um reconhecimento que realça o seu contributo para a economia portuguesa e o seu lugar destacado entre as principais exportadoras nacionais.

A empresa tem vindo a atuar igualmente enquanto motor da economia rural, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde opera e traçando como objetivo a criação de valor, não apenas para os seus acionistas, mas para a sociedade como um todo. Através de um investimento anual de 185 milhões de euros, a Navigator procura favorecer a qualificação dos produtores florestais, partilhando conhecimento com os parceiros, promovendo a gestão adequada da paisagem, estimulando o emprego e contribuindo para a fixação de populações no interior.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/ine-navigator-e-a-terceira-maior-exportadora-do-pais-e-a-primeira-em-valor-acrescentado-nacional/