A Infraestruturas de Portugal (IP) é agora membro do BCSD Portugal, associação empresarial que reúne cerca de 200 empresas em Portugal comprometidas com a transição para modelos de negócio mais sustentáveis, responsáveis e resilientes.
Com esta adesão, a IP reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, permitindo à empresa impulsionar a implementação de soluções, mecanismos e ferramentas inovadoras, que respondam aos desafios diários de gestão da sua atividade.
O BCSD Portugal, criado em 2001, é um dos 70 conselhos empresarias nacionais que faz parte da rede global do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), uma plataforma global que integra algumas das maiores e mais influentes empresas empenhadas na criação de valor a longo prazo, respeitando os limites do planeta e promovendo sociedades mais justas e inclusivas.
Filipa Pantaleão, secretária-geral do BCSD Portugal, salienta a importância desta integração: “a adesão da Infraestruturas de Portugal, empresa pública de referência na gestão das redes rodoviárias e ferroviárias nacionais, reforça o compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável. A sua escala e presença no território conferem-lhe um papel determinante na promoção da mobilidade sustentável, na descarbonização e na resiliência do território — pilares essenciais para uma economia mais competitiva, inclusiva e alinhada com os desafios da transição climática. O contributo da IP é, por isso, também estruturante para o desenvolvimento económico do país. Esta integração fortalece a rede de empresas do BCSD Portugal, unindo esforços públicos e privados para negócios mais sustentáveis”.
A IP tem vindo a implementar, nos últimos anos, diversas práticas e políticas sustentáveis nos domínios ESG — ambiente, social e governança — reconhecendo que a sustentabilidade deixou de ser uma tendência e passou a ser um imperativo de gestão.
A participação ativa nesta rede permitirá à empresa aceder a ferramentas colaborativas, conhecimento estratégico e boas práticas internacionais, apoiando a sua missão de criar valor económico com impacto positivo para os territórios, para os cidadãos e para o país.
Miguel Cruz, Presidente da Infraestruturas de Portugal, destaca que “toda a equipa da Infraestruturas de Portugal trabalha diariamente para aproximar comunidades, construindo ligações que impulsionam o progresso e fortalecem a coesão do país. Estamos empenhados em garantir que a nossa atividade contribui ativamente para um sistema de mobilidade mais sustentável, resiliente e centrado nas pessoas”. Miguel Cruz destaca ainda que “a sustentabilidade é um imperativo de gestão, e a nossa adesão ao BCSD Portugal representa mais um passo na construção de um setor mais responsável, inovador e preparado para os desafios do futuro — alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com os princípios ambientais, sociais e de boa governança”.