Infraquinta é líder nacional no indicador de água não faturada pelo 3.º ano consecutivo

Infraquinta é líder nacional no indicador de água não faturada pelo 3.º ano consecutivo

Categoria Advisor, Empresas

Foi divulgado, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), no final do mês de dezembro de 2018, o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP) onde são avaliados os serviços prestados pelas entidades gestoras. Segundo os resultados deste relatório, relativos ao ano de 2017, a Infraquinta lidera, novamente, no indicador de água não faturada com um rácio de 5,1%. Já em novembro de 2018 a Infraquinta havia sido distinguida com o Selo de Qualidade da Água para Consumo Humano, atribuído também pela ERSAR.

Estes resultados, demonstram o trabalho realizado pela Infraquinta no âmbito da gestão eficiente do recurso água, só possível através da eficaz implementação do seu plano estratégico de responsabilidade ambiental, integrado na Estratégica Municipal de Adaptação ás Alterações Climática (EMAAC) do Município de Loulé, do qual este recurso é um dos eixos estratégicos.

As perdas de água constituem uma das principais fontes de ineficiência das entidades gestoras de abastecimento de água, e por este facto, a Infraquinta tem implementado ao longo dos anos, uma série de processos e procedimentos, que resultaram na liderança na componente da água não faturada.

Destes procedimentos destaca-se a implementação do Plano de Segurança da Água, a primeira entidade gestora em baixa, a nível nacional, com a Certificação Produto Água, a criação de 23 zonas de medição e
controlo (ZMC’s) ativas e monitorizadas diariamente, o Plano de Gestão de Perdas de Água e Energia (2013/2020), a implementação de um procedimento de substituição de contadores dentro do limite legal, o Plano Tático de Gestão Patrimonial de Infraestruturas e todo um sistema monitorizado em tempo real.