1

Infraquinta implementa e certifica Sistema de Gestão de Energia

Durante a manhã desta quarta-feira, dia 25 de maio de 2022, e no âmbito do Dia Nacional da Energia (29 de maio) decorreu, nas instalações da Infraquinta, o hastear da bandeira referente à implementação e certificação do sistema de gestão de energia, de acordo com a ISO 50001.

Um dos objetivos estratégicos da Infraquinta é acelerar a descarbonização da sua atividade para aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Simultaneamente, este objetivo vem ao encontro das políticas europeias e nacionais sobre energia e clima e, a nível local, com a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climática do Município de Loulé (EMAAC-Loulé), pode ler-se numa nota.

A empresa tem implementado e certificado o seu sistema de gestão com base num conjunto de referenciais normativos internacionais, designadamente, a ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (ambiente), ISO 45001 (segurança e saúde no trabalho), NP 4552 (conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal) e a especificação do produto Água (recomendação ERSAR no02/2011), e agora na ISO 50001 (energia).

De acordo com a Infraquinta, o desafio entretanto lançado no final de 2020 de aprofundar o seu sistema de gestão, enquadrou-se neste espírito de melhoria e contínuo robustecimento das metodologias seguidas pela empresa. “Esta é mais uma etapa de um caminho que há muito a empresa vinha a percorrer, mas que permite formalizar e consolidar essa abordagem e esses princípios, agora no tema Energia”, lê-se no mesmo comunicado.

A implementação bem-sucedida do SGE revê-se numa “cultura de melhoria do desempenho energético, que depende do compromisso de todos os níveis da organização, especialmente da gestão de topo”, refere a empresa.