Iniciativa de descarbonização das empresas industriais tem novos aderentes

Nove empresas industriais dos Estados Unidos, Indonésia, Japão, Espanha e China juntaram-se ao “Transitioning Industrial Clusters towards Net Zero”, uma iniciativa do Fórum Económico Mundial que visa promover e acelerar a descarbonização dos signatários.

O projeto iniciado em 2021 tem por objetivo reduzir as emissões da indústria pesada em áreas industriais regionais, ao mesmo tempo que apoia a criação de emprego e aumenta a competitividade económica.

“As empresas industriais são responsáveis por 15-20% das emissões globais de CO2 – o que as torna num alvo atrativo para a redução de emissões. Por sua vez, as indústrias na mesma localização beneficiam não só da partilha de riscos, infra-estruturas e recursos naturais, mas também de uma abordagem conjunta para enfrentar a descarbonização, bem como a transformação da força de trabalho e a justiça ambiental”, pode ler-se num comunicado que resume as propostas desta iniciativa.

Na última Reunião Anual do Fórum Económico Mundial, foram anunciados os mais recentes membros: Valle Andaluz del Hidrógeno Verde, em Espanha; o Cluster Industrial das Ilhas Canárias, em Espanha; o Greater St. Louis and Illinois Regional Clean Hydrogen Hub Industrial Cluster, nos Estados Unidos; o Indo-Pacific Net-zero Battery-Materials Consortium (INBC), na Indonésia; Jababeka Net-Zero Industrial Cluster em Cikarang, na Indonésia; o Complexo Industrial Carbono Neutro em Kawasaki, no Japão; o National Capital Hydrogen Center, nos Estados Unidos; o Ordos-Envision Net Zero Industrial Park, na China); e o Sanjiang New Area Industrial Park, na China.

Os novos membros juntam-se aos outros oito existentes: Brightlands Circular Space; H2Houston Hub; Ohio Clean Hydrogen Hub Alliance; Port of Antwerp-Bruges; Zero Carbon Humber; Hynet North West; Kwinana Industries Council; e o Net-Zero Basque Industrial Supercluster.

A integração destas empresas soma um potencial significativo de descarbonização, considera a organização da iniciativa, que estima assim uma redução nas emissões de CO2 de todos os membros para 451 milhões de toneladas métricas emitidas por ano.

Os 17 membros contribuem também com mais de 2,7 milhões de empregados e representam uma participação anual para o PIB de 218 mil milhões de dólares.

Com base nestes desenvolvimentos, a iniciativa publicou o seu primeiro relatório “Transitioning Industrial Clusters towards Net Zero”, e organizará uma série de mesas redondas público-privadas e ‘workshops’ regionais em 2023.