Iniciativa “O meu Natal é Ecológico” do município de Esposende deu origem a livro

Iniciativa “O meu Natal é Ecológico” do município de Esposende deu origem a livro

No passado dia 15 de dezembro, decorreu, em Esposende, a apresentação do livro “O meu Natal é Ecológico – Histórias de Natal com alma verde”, que resultou do sucesso de uma iniciativa promovida pela empresa municipal Esposende Ambiente.

No ano letivo 2012/2013, a Esposende Ambiente lançou o desafio aos estabelecimentos de educação e ensino e IPSS’s concelhios para a criação de uma história original que retratasse aspetos da época natalícia, destacando valores sociais como “a partilha, a amizade, a cidadania e a paz”, associados a uma forte vertente ambiental. Entre os vários trabalhos apresentados a concurso, os jurados convidados para a avaliação dos mesmos, selecionaram as cinco histórias que, de acordo com os critérios explícitos nas Normas de Participação, foram consideradas as mais criativas e ambientalmente mais sugestivas. No ano letivo seguinte, as escolas e instituições de solidariedade de Esposende foram convidadas a ilustrar as histórias  vencedoras, tendo o júri selecionado as mais originais e as que mais se ajustavam aos objetivos da história, agora compiladas num livro.

O presidente da câmara municipal agradeceu e realçou o contributo de todos quantos estiveram envolvidos neste projeto, nomeadamente o papel da Esposende Ambiente enquanto “dinamizadora de atividades de educação ambiental no município”. Benjamim Pereira destacou a importância da sensibilização dos mais jovens e da comunidade sénior para as questões ambientais e frisou “a necessidade de todos tomarem consciência do seu papel enquanto consumidores”. Referiu, igualmente, “a relevância dos projetos educativos na proteção do Ambiente e o facto de os problemas ambientais, tal como as alterações climáticas, constituírem uma preocupação global”, dando nota “positiva” do trabalho e esforço realizados pelos governos dos países na COP21.