InnoEnergy incentiva inovação da energia sustentável com apoio a start-ups

InnoEnergy incentiva inovação da energia sustentável com apoio a start-ups

Categoria Ambiente, Energia

A InnoEnergy, motor europeu de inovação da energia sustentável, anunciou recentemente o seu convite à apresentação de empresas start-up em Espanha e Portugal. Este acelerador de empresas na área da energia sustentável oferece apoio num valor até 500.000 € aos empreendedores e às pequenas empresas mais inovadoras que trabalham com vista a um futuro energético sustentável.

O apoio será disponibilizado através do programa InnoEnergy Highway© – para empresas start-up numa fase embrionária com produtos prontos para chegarem ao mercado em menos de dois anos – e através do InnoEnergy Boostway©, que visa acelerar o crescimento e melhorar o desempenho de empresas de energia sustentável à medida que estas vão ganhando escala com o aumento das vendas, a industrialização e a internacionalização.

Os candidatos escolhidos terão acesso a uma rede de mais de 300 parceiros e à comunidade europeia de investidores de capital de risco da InnoEnergy; aconselhamento e orientação de topo; um lugar na primeira fila dos eventos europeus no setor da energia, incluindo o Business Booster – um evento anual de networking internacional organizado pela InnoEnergy e que conta com a presença de empresas de toda a cadeia de valor do setor energético, que procuram conhecer as inovações existentes num único lugar.

Josep-Miquel Torregrosa, Business Creation Officer da InnoEnergy, afirma que “a inovação é a resposta, se a Europa quer ter um futuro energético sustentável. Estamos numa missão para encontrar empresas com novas ideias, produtos e soluções, com potencial para fazerem, de facto, a diferença e queremos dar-lhes o impulso de que necessitam para chegarem à fase de comercialização”.

“Este convite para empresas start-up tem como objetivo identificar as melhores e mais brilhantes jovens empresas na área da energia sustentável e oferecer-lhes um catalisador de crescimento. Mas não se trata apenas de financiamento. Por exemplo, as empresas start-up nos nossos programas Highway© e Boostway© têm acesso a algumas das melhores mentes da indústria, quer através das nossas redes, quer da InnoEnergy Master’s School”, adianta.

A Solaris Offgrid, uma empresa apoiada pela InnoEnergy, fechou recentemente uma operação de financiamento de um milhão de euros impulsionada pela sua presença no Business Booster. Trata-se de uma empresa britânica que vende soluções de energia solar «pay-as-you-go» em África, que pretende usar este financiamento para chegar às 2500 instalações até ao final de 2017.

A Smartive, outra start-up que conta com o apoio da InnoEnergy, conquistou recentemente o prémio New Horizon 2016, atribuído pela Enterprise Europe Network, à empresa start-up mais inovadora na UE. O sucesso da Smartive é o resultado direto do seu envolvimento no InnoEnergy Highway©, através do qual ganhou alguns clientes, entre os quais, a Gas Natural Fenosa, a EDP Renováveis e a GdES (Comsa Emte) – todos parceiros da InnoEnergy Iberia. A InnoEnergy também está a ajudar esta empresa a crescer na Alemanha e em França.

As empresas start-up que trabalhem numa das oito áreas prioritárias da InnoEnergy podem candidatar-se até 29 de junho.