Inquérito do EIT InnoEnergy revela cenário positivo para a inovação energética

by Cristiana Macedo | 14 Outubro 2020 13:14

Um inquérito lançado pela EIT InnoEnergy revela que apesar do impacto da Covid-19, 75% dos players estão confiantes de que o setor industrial vai continuar a investir em tecnologia na área da energia sustentável nos próximos 12 a 18 meses.

De acordo com a empresa, as 200 empresas na área da energia e empreendedores europeus que responderam a este inquérito demonstram um “consenso em toda a indústria”, desde empresas a PMEs, empreendedores, e transversalmente nos vários países.

Os inquiridos europeus concordam que o cenário é positivo, tendo “identificado várias áreas de foco para que este se concretize”. Cerca de “78% dos inquiridos acreditam que os fundos e investimentos são fulcrais  para atingirem os seus objetivos de inovação”, enfatizando a “importância do Green Deal europeu”.

Ao nível ibérico, a maior barreira encontrada para o desenvolvimento de tecnologias na área da energia sustentável, está na “disponibilidade do consumidor para utilizar novas tecnologias”, diz o relatório. Outras barreiras identificadas nesta região incluem o “financiamento e investimento (59%) e acesso aos primeiros clientes (41%)”.

O armazenamento de energia (58%), a eficiência energética (46%) e as energias renováveis (45%) são as áreas de conhecimento mais procuradas pelos empregadores, segundo este inquérito, sendo que “36% dos
inquiridos afirma que é difícil encontrar profissionais com as skill certas”.

Segundo Diego Pavia, CEO da EIT InnoEnergy, “é animador saber que a indústria está otimista em relação ao futuro da energia sustentável. O objetivo da EIT InnoEnergy é acelerar a transição energética, mas é necessário continuar a discutir como podemos acelerar a sustentabilidade. O que nos trará o futuro e como podemos encurtar o nosso caminho até lá? É por isso que lançamos o TBB.Connect, um evento dinâmico que permitirá o encontro de vários players do setor da energia para que estes possam fazer reunir, fazer networking, ter acesso a um conjunto de tecnologias inovadoras e fechar negócios. É crucial que a indústria, empreendedores, educadores, entre outros, se unam para criar um caminho claro para o futuro da energia”.

Os resultados do inquérito são divulgados numa altura em que a EIT InnoEnergy lança a sua primeira edição virtual do The Business Booster – o TBB.Connect. Este evento, que terá lugar entre 4 e 5 de novembro 2020, dará aos players do setor da energia por todo o mundo a oportunidade de se reunirem, criar conexões e novas oportunidades de negócio sustentáveis.

O inquérito dirigido a 200 empresas da área da energia, empreendedores e investidores em toda a Europa procurou compreender o impacto da Covid-19 nas empresas e o sentimento em torno do futuro da transição energética para o setor industrial.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/inquerito-do-eit-innoenergy-revela-cenario-positivo-para-a-inovacao-energetica/