Inscrições para a segunda edição do Prémio Gulbenkian já estão abertas

Inscrições para a segunda edição do Prémio Gulbenkian já estão abertas

Categoria Advisor, Agenda

Estão abertas as nomeações para a 2ª edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, instituído pela Fundação com o propósito de “distinguir pessoas ou organizações de todo o mundo” que se têm evidenciado no “combate à crise climática”, lê-se no comunicado da Fundação.

No valor um milhão de euros, o prémio foi atribuído pela primeira vez, no verão passado, à jovem ativista sueca Greta Thunberg, que decidiu distribuir o montante por vários projetos ambientais e humanitários.

Este prémio traduz uma das missões centrais da Fundação Calouste Gulbenkian: “apoiar o desenvolvimento sustentável”, promovendo o “bem-estar e a qualidade de vida de grupos vulneráveis da população”, em equilíbrio com a “proteção ambiental e a prosperidade económica”.

De acordo com a Fundação, entre as potenciais áreas de reconhecimento do prémio, estão as que possam contribuir para “reduzir ou absorver emissões de gases de efeito de estufa”; as “ações para aumentar a resiliência das pessoas e do ambiente aos impactos das alterações climáticas”; e ainda a “mobilização de recursos financeiros, públicos ou privados, para acelerar a descarbonização da economia”.

As nomeações devem ser apresentadas até 28 de fevereiro de 2021 e o prémio será entregue no dia 20 de julho, numa cerimónia a realizar na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A Fundação Gulbenkian informa ainda que as candidaturas devem ser apresentadas através de nomeação de terceiros, não sendo permitidas nomeações pelo próprio. Todas as nomeações devem ser submetidas em formato eletrónico através do formulário disponível aqui.