Interecycling: uma solução integrada de serviços e inovação

Interecycling: uma solução integrada de serviços e inovação

Desde 2000 que a Interecycling, S.A., com sede em Santiago de Besteiros, concelho de Tondela, atua no setor da reciclagem, essencialmente dedicada aos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE’s). A missão desta sociedade é contribuir para um melhor ambiente e desenvolvimento sustentado através da reciclagem de REEE’s e encaminhamento de produtos finais, baseando-se sempre em padrões elevados de qualidade, serviço e inovação.

Com um investimento superior a 18 milhões de euros, e mais de 70 trabalhadores, cerca de 12 mil metros quadrados de área coberta e um parque de 30 mil metros quadrados, a Interecycling está preparada para reciclar 5 das 6 categorias de REEE’s. Apresenta-se pois como uma solução integrada de serviços, logística, produtos e consultoria, sendo centro de receção, centro de desmonte e centro de reciclagem. Além da reciclagem, receção e recolha de REEE’s, a Interecycling trata ainda do processamento de cabos elétricos e do serviço de destruição e abate fiscal, e processamento de plásticos.

A sociedade apresenta assim quatro grandes linhas de reciclagem. A nível dos pequenos e grandes eletrodomésticos, a Interecycling promove a recuperação, separação e tratamento de resíduos perigosos, circuitos impressos, metais ferrosos e não ferrosos, bem como plástico, efetuando a desmontagem manual, a trituração, a granulação e a separação das diversas matérias. No que diz respeito aos equipamentos de frio – frigoríficos e arcas congeladoras – a sociedade garante a recuperação integral dos CFC’s, evitando a sua libertação para a atmosfera, procedendo ao seu envio para destruição em instalações adequadas, e faz a recuperação de todos os materiais, preservando os recursos naturais. A terceira linha de reciclagem diz respeito aos televisores e monitores, e aqui a Interecycling garante a aspiração e recuperação da camada luminosa, a separação dos diferentes tipos de vidro e a recuperação e separação de metais ferrosos. Por fim, nos cabos elétricos, a empresa trata da recuperação, separação e tratamento de metais ferrosos e não ferrosos, e plástico.

As divisões da Interecycling
A Interecycling está dividida em quatro, contando desde logo com uma divisão especializada no desenvolvimento de soluções logísticas para cada cliente – Intlogistic – na qual disponibiliza soluções de recolha, transporte e armazenamento temporário de REEE’s. Dispõe da Intconsulting, a divisão onde se reúnem as competências de relações públicas, a componente social interna, o centro de contratação e formação dos colaboradores, bem como o laboratório central de controlo e análise de materiais. É aqui também que se concentra toda a investigação e desenvolvimento da Interecycling.

Na Intglass são recebidos os vidros provenientes de REEE’s, para descontaminação e limpeza final, eliminando-se os elementos que impossibilitam a sua reutilização. O produto final é acondicionado em big-bags. Finalmente, a Intpolymers, especializada em polímeros, faz-se a seleção e limpeza final de elementos não desejados para a sua reutilização, sendo que após esta fase o material é triturado, obtendo-se uma excelente qualidade final, inovando o mercado consumidor de polímeros, que obtém a melhor relação qualidade/preço, garante a Interecycling.

Este artigo foi publicado na edição 79 da Ambiente Magazine.