Internacionalização e exportação de produtos agro-alimentares em destaque na 34.ª Ovibeja

Internacionalização e exportação de produtos agro-alimentares em destaque na 34.ª Ovibeja

Categoria Advisor, Agenda

Dedicada à internacionalização agro-alimentar, esta edição da Ovibeja, entre 27 de abril e 1 de maio, irá dar destaque ao aumento da produção no Alentejo, à qualidade dos produtos agrícolas e agro-alimentares e ao aumento do escoamento de produtos para os mercados internacionais.

O “Investimento e regadio no Alentejo” é o tema do colóquio, da responsabilidade da ACOS, que vai decorrer no Auditório do Nerbe, a partir das 11 horas, no dia 28 de abril. Terá como intervenientes Gabriela Freitas, gestora do PDR2020, Pedro Ribeiro, presidente do IFAP, José Pedro Salema, presidente da EDIA e José Barahona Núncio, presidente da Federação Nacional das Associações de Regantes. A moderação vai estar a cargo do jornalista do Público, Manuel Carvalho e a sessão de encerramento conta com a presença de Capoulas Santos, ministro da Agricultura.

Já a 29 de abril, o dia é inteiramente dedicado ao azeite, com a realização do 2.º Simpósio Internacional Azeites do Sul no Auditório do Nerbe, a partir das 10 horas, em colaboração com a Olivum – Associação de Olivicultores do Sul. Esta ação inclui a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.

Estão ainda agendadas três mesas redondas, onde irão ser debatidos temas como a comercialização e exportação de azeite, a produção e transformação de azeitona, bem como a promoção do azeite e oportunidades nos mercados internacionais. Participam neste simpósio peritos nacionais e internacionais e representantes de cooperativas e empresas envolvidas na produção e mercado do azeite. A sessão de abertura conta com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação Luís Medeiros Vieira.

Relativamente aos produtos agro-alimentares, para além da exposição temática presente no Espaço Agro-Alentejo Export, vai decorrer um ciclo de debates dedicado aos produtos agro-alimentares de origem animal, designadamente de suínos, bovinos, ovinos e caprinos, nos dias 27, 28 e 29 de abril, respectivamente, todos com início agendado para as 14h30. Este ciclo conta com a participação de representantes de empresas exportadoras, produtores, organizações de produtores, entre outros.

Também o Espaço Inovação, localizado no Pavilhão Terra fértil, vai ser palco da apresentação, ao longo dos dias da feira, de projectos de investigação e desenvolvimento aprovados no âmbito do Alentejo2020. O objectivo é divulgar as acções em curso em sessões de transferência de tecnologia para produtores, empresas, prestadores de serviço e outros actores interessados.