Investigação, inovação e informação são motores para mais e melhor reciclagem

by Redação Ambiente Magazine | 21 Maio 2020 09:01

Investigação e inovação de embalagens para melhores resultados de reciclagem e mais informação para os consumidores são caminho para atingir objetivos da economia circular. Estas foram algumas das conclusões do webinar “Talk4Recycling“, organizado pela Sociedade Ponto Verde (SPV), que decorreu na terça-feira, ao qual assistiram mais de 350 participantes e que reuniu empresas, academia e especialistas em torno da reciclabilidade.

Na sessão de abertura, Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV, deixou um alerta: “Temos perante nós um consumidor que irá cada vez mais pedir às marcas que reflitam os seus ideais e as suas preocupações, em temas como o consumo sustentável e a embalagem”, tendo assegurado que que este é um desafio “para o qual podem contar com a SPV”.

A mesa-redonda “Importância da redução e de uma maior reciclabilidade“, que juntou empresas como a Sonae, a L’Oréal e a Sumol+Compal e a professora e investigadora Ana Pires, foi um dos pontos mais marcantes do debate. O balanço da reciclabilidade é positivo embora se mantenha a ressalva de que muito ainda pode ser feito em termos de ecodesign, embalagens e educação ao consumidor.

A necessidade de uma colaboração constante entre as marcas que colocam embalagens no mercado e a sua entidade gestora de resíduos de embalagens, a Sociedade Ponto Verde ficou, mais uma vez evidente.

No final foi apresentada a Nova Iconografia de Reciclagem, um projeto da Sociedade Ponto Verde, desencadeado por uma colaboração com a Sonae para as suas embalagens de marcas próprias, que vem ajudar as marcas nas suas embalagens a esclarecer, de forma clara e simples, os consumidores sobre as práticas corretas de separação e reciclagem.

Depois deste webinar, que pode ser revisto aqui, a discussão em torno dos temas da sustentabilidade, marketing e investigação continua nos podcasts “Talk4Recycling”, que serão divulgados a partir de hoje, 21 de maio, em http://talk4recycling.pontoverde.pt/[1].

Endnotes:
  1. http://talk4recycling.pontoverde.pt/: http://talk4recycling.pontoverde.pt/

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/investigacao-inovacao-e-informacao-sao-motores-para-mais-e-melhor-reciclagem/