IPMA prevê valores da temperatura máxima na ordem dos 35°C até domingo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizou a informação sobre a persistência de tempo muito quente que se vai prolongar todo o fim de semana.

Segundo o boletim publicado esta quinta-feira, as previsões são de temperaturas máximas a rondarem os 35°C para esta sexta, sábado e domingo (16, 16 e 17 de julho). Quanto à temperatura mínima do ar, as previsões são entre os 19 e os 20°C. O IPMA alerta para a possibilidade da “ocorrência de noites tropicais e dias quentes, muito quentes e excessivamente quentes” até domingo.

O mesmo boletim dá nota que esta quinta-feira foi “o segundo dia mais quente de 2022 e o sexto mais quente desde 2000” em Portugal Continental, só ultrapassado pelo dia 13 de julho que, com a temperatura média do ar de 30.8°C (cerca de + 1.3°C em relação ao dia 12), foi o mais quente do ano, e o 5º dia mais quente dos últimos 23 anos. Aliás, o dia 13 de julho registou um valor médio da temperatura máxima do ar de 40.0°C.

O dia 14 de julho registou também um novo marco histórico, com a temperatura de 47ºC a serem registados na estação do Pinhão, em Viseu: “Constitui um novo extremo para o mês de julho em Portugal Continental (anterior valor extremo 46.5°C, registado em 23 de julho de 1995, na estação da Amareleja”, acrescenta.