IPS promove ciclo de webinars sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

IPS promove ciclo de webinars sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Categoria Advisor, Agenda

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) promove, já a partir da próxima segunda-feira, dia 22, um ciclo de webinars sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que vai prolongar-se até julho, convidando vários especialistas nacionais a percorrer os 17 desafios globais aprovados em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sob moderação de docentes do IPS.

Água Potável e Saneamento” (ODS 6) será o tema de abertura, pelas 10h00 de dia 22, reunido os oradores António Ventura, da SIMARSUL (Grupo Águas de Portugal), António Chambel, da Universidade de Évora, e Jaime Melo Baptista, do Centro Internacional de Lisboa para a Água (LISWater/LNEC).

Segue-se, no dia 25, pelas 17h30, a temática do “Trabalho Digno e Crescimento Económico” (ODS 8), com contributos de Anabela Vaz Ribeiro, da Global Compact Network Portugal, organismo que coordena a implementação em território nacional dos 17 ODS, e de Mariana Pereira, representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT-Lisboa).

No dia 26, pelas 16h00, o ciclo de conferências online centra-se no ODS 9, “Indústria, Inovação e Infraestruturas“, tema a desenvolver por Luís Mira Amaral, professor de Economia e Gestão, consultor e antigo ministro da Indústria.

Confirmado está já também o painel do ODS 2, “Erradicar a Fome“, composto por Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares, e Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, que estará reunido por videoconferência a partir das 10h00 de dia 30 de junho.

A este propósito, recorde-se que o IPS é o único politécnico a integrar a lista das 10 instituições de ensino superior portuguesas mais sustentáveis, segundo o ranking mundial “The University Impact Rankings”, do prestigiado Times Higher Education. O referido ranking, que coloca a Universidade de Coimbra em lugar cimeiro no contexto nacional, mede o desempenho global no cumprimento dos ODS e destaca a aposta do IPS em quatro áreas temáticas, nomeadamente Saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Género e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

O programa completo, bem como os links de acesso às conferências, encontram-se disponíveis no portal do IPS.