Irão e potências mundiais alcançaram acordo sobre nuclear

Irão e potências mundiais alcançaram acordo sobre nuclear

Categoria Ambiente, Energia

O Irão e as potências mundiais chegaram finalmente a acordo sobre o programa nuclear iraniano, depois de 17 dias reunidos em Viena, segundo informaram diplomatas citados pela agência russa TASS e pela francesa AFP.

“Chegaram a um compromisso em todos os aspetos. Dentro de muito pouco tempo as partes vão anunciar os resultados”, especificou um diplomata europeu, citado pela agência noticiosa russa. Um diplomata próximo das negociações, que não é identificado, disse, também, à agência AFP que “o acordo foi concluído”.

O Presidente iraniano, Hasan Rohani, afirmou hoje que a conquista de um acordo seria “um triunfo da diplomacia” e serviria como um “bom começo” para novas relações internacionais.Numa mensagem enviada através da rede social Twitter, proibida no Irão, mas cujos líderes usam com frequência, Rohani realçou, ainda, que esperava que o acordo que se ultimava na capital austríaca figurasse como um instrumento que colocasse termo a uma época de “exclusão e coerção” nas relações entre países.

Recorde-se ainda que, no dia de ontem, os chefes de Estado diziam que “99% das questões” já estavam resolvidas e que para fechar o compromisso só faltava “a vontade política”.

O Irão e o Grupo 5+1 têm vindo a negociar um acordo duradouro que garanta que o Teerão não vai tentar obter uma bomba atómica recebendo como contrapartida um levantamento das sanções económicas que lhe foram impostas. Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos sete países envolvidos nas negociações procuraram ao longo dos últimos 18 dias de intensas conversações em Viena chegar a um consenso para fechar este histórico acordo.

A última sessão plenária entre o Irão e o chamado Grupo 5+1 — os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) mais a Alemanha, realizou-se esta manhã, na sede da ONU, em Viena, esperando-se agora a divulgação dos principais resultados.