IRENA e OMT juntas para promover utilização de energias renováveis em ilhas

A Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA) e a Organização Mundial do Turismo (OMT) juntaram esforços para promover a utilização das energias renováveis em territórios insulares. A declaração “Energia Renováveis e Turismo nas ilhas”, lançada na Terceira Conferência sobre o Desenvolvimento  dos Estados Insulares (SIDS). em Samoa, marca um compromisso no sentido de encorajar o investimento no custo efectivo da eficiência energética e das soluções de energia renovável que reduzem a dependência das ilhas dos combustíveis fósseis com altas emissões de carbono.
Apesar dos esforços para melhorar a eficiência energética, mais de 90% do consumo energético destas ilhas diz respeito às importações de petróleo, que representam 20% das suas importações, e são muitas as ilhas que têm como objectivo uma maior utilização de energias renováveis, de forma a reduzir esta dependência energética do petróleo. E como o turismo é uma força económica motora para muitas ilhas, o investimento dos hotéis nestas opções é essencial para atingir os objectivos, uma vez que não só reduzem os custos operacionais dos hotéis, bem como promovem a sustentabilidade, um apelativo para os turistas.
Assim, a declaração pede aos hotéis que documentem as suas poupanças energéticas e redução de custos, partilhando estas informações na rede Global Renewable Energy Islands Network (GREIN).
“O Turismo é um sector primário para muitas destas ilhas e uma importante força motora do crescimento socioeconómico. Ainda assim, são muitos os desafios colocados ao desenvolvimento do turismo sustentável, sendo um dos maiores a dependência de combustíveis fósseis. A sinergia entre o turismo e as energias renováveis representa uma força poderosa para chegar a soluções benéficas para ambos, que marcam a agenda sustentável das ilhas”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.