ISEP promove segunda sessão da Estratégia Nacional para o Hidrogénio

ISEP promove segunda sessão da Estratégia Nacional para o Hidrogénio

Categoria Advisor, Agenda

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) será o palco da segunda sessão de discussão da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2) que decorrerá no próximo dia 26 de junho, a partir das 10h30. A EN-H2 enquadra o “papel do hidrogénio no sistema energético nacional e propõe medidas de ação e metas de incorporação para o hidrogénio nos vários setores da economia”, de modo a contribuir para o objetivo de “descarbonizar a economia até 2050”, refere em comunicado o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Segundo este instituto, a EN-H2 tem ainda como objetivo “determinar necessidades de investimento e os desafios que se colocam à adoção desta tecnologia e à sua incorporação nos vários setores, com vista à criação de uma economia de hidrogénio”.

Nesta segunda edição, vão participar os ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, do Ambiente e da Ação Climática (MAAC), João Pedro Matos Fernandes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba. A sessão que irá decorrer no Porto permitirá explorar os desafios e as oportunidades criadas pela EN-H2, no domínio da Inovação e da Investigação e Desenvolvimento (I&D&I), com membros da comunidade científica e tecnológica e de empresas. Em discussão estarão alguns pontos, tais como as tecnologias de conversão da biomassa, a produção de novos combustíveis sintéticos com base em hidrogénio verde, novas formas de transporte e de consumo de hidrogénio ou o impacto no emprego, saúde e segurança e no desenvolvimento regional/local, entre outros.

A abertura da sessão será às 10h30 por Paulo Ferrão, coordenador da Iniciativa em Energia do Instituto SuperiorTécnico (IST). João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da AçãoClimática, introduz o tema, inaugurando a discussão, na qual participam representantes de I&D&I, empresas e associações. O encerramento, pelas 12h40, cabe a João Galamba, secretário Adjunto e da Energia, e a Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Esta é a segunda sessão tutelada pelo MCTES, com o apoio do MAAC. A primeira teve lugar esta segunda-feira, 22 de junho, em Lisboa. A organização do evento é da Agência Nacional de Inovação (ANI) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), do INESC TEC) e inclui o apoio de diferentes agentes do sistema científico e tecnológico e de empresas de vários setores incluídos na cadeia de valor do hidrogénio.

Para mais informações e acesso ao streaming do evento aqui.