ISQ acaba de ganhar a liderança do MAESTRI

Categoria Ambiente, Energia

O Grupo ISQ acaba de ganhar a liderança do MAESTRI (Energy and Resource Management Systems for Improved Efficiency in the Process Industries), um projeto europeu que visa o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão de energia e recursos na indústria que permitirá uma poupança da ordem dos 20% nos próximos quatros anos.

A reunião de lançamento do MAESTRI teve lugar na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), em Bruxelas, e contou, na sessão de abertura, com a presença da embaixadora Rosa Batoréu. Esta iniciativa, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito do programa europeu de apoio à Investigação e Desenvolvimento, Horizonte 2020 (H2020), será conduzida pelo ISQ, tratando-se do primeiro e único projeto com coordenação portuguesa no concurso do SPIRE – Indústria de Processos Sustentável.

O MAESTRI trata-se de um projeto de investigação e desenvolvimento cujo objectivo é desenvolver e aplicar metodologias para a promoção da eco-eficiência na indústria, permitindo a redução do consumo de energia e de recursos, sendo possível “fazer mais (valor), com menos (recursos)”. É considerado como o projeto com o maior número de parceiros nacionais e com o maior volume de financiamento captado para Portugal neste concurso. Vai ser desenvolvido por um consórcio de quinze entidades europeias oriundas de cinco Estados Membros (Portugal, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido), liderados pelo ISQ. O seu orçamento total ronda os 6 milhões de euros, dos quais cerca de 2 milhões estão associados à participação portuguesa.

“Este projeto permitirá a Portugal posicionar-se na vanguarda no domínio da sustentabilidade industrial no contexto europeu, premiando a aposta de longa data do ISQ no desenvolvimento de competências neste setor, no sentido de cumprir a sua missão de apoio à indústria nacional e competitividade internacional”, salientou Manuel Cruz, presidente do Conselho de Administração e responsável pelo pelouro da Investigação e Desenvolvimento no ISQ.