ISQ propõe otimização dos sistemas de abastecimento de água com novo projeto

ISQ propõe otimização dos sistemas de abastecimento de água com novo projeto

Categoria Águas, Ambiente

O ISQ propõe otimizar os sistemas de abastecimento de água através do Projeto LIFE SWSS – Smart Water Supply Systems, que apresenta diferentes abordagens de suporte à decisão e à gestão operacional destes sistemas, com o objetivo de reduzir os gastos energéticos e os impactes ambientais.

A modelação hidráulica dos sistemas de água, a previsão do consumo de água, o modelo de deteção de fugas de água, a avaliação energética são algumas das abordagens desenvolvidas no LIFE SWSS. Estas abordagens são sempre acompanhadas de recursos digitais, que permitem definir, controlar e otimizar o funcionamento das bombas das estações elevatórias, a reduzir gastos energéticos e disponibilizar água na rede, por exemplo.

“Com o projeto LIFE SWSS verifica-se a possibilidade de otimizar o sistema recorrendo a um mínimo investimento ou intervenção física, reduzir o consumo de energia e os custos associados até 17%”, segundo o Sustainable Innovation Center do ISQ.

Os sistemas de abastecimento de água são sistemas de grande escala que tratam e transportam água ao longo de vastas áreas geográficas, sendo crucial uma operação segura e eficiente dos sistemas.