ISQ recebe consórcio internacional do Projeto Maestri

ISQ recebe consórcio internacional do Projeto Maestri

Categoria Ambiente, Energia

maestri_logoO ISQ recebe pela segunda vez, entre hoje e amanhã, dia 9 de março, o Consórcio Internacional do Projeto Maestri, o Projeto Europeu de Investigação e Desenvolvimento – Energy and Resource Management Systems for Improved Efficiency in the Process Industries. Este projeto, no Âmbito do Horizonte 2020, visa criar um sistema integrado de gestão da energia e recursos nos próximos quatro anos, com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias de promoção da eco-eficiência na indústria.
Trata-se do primeiro e único projeto com coordenação portuguesa no concurso SPIRE (processos sustentáveis) e conta com um orçamento de seis milhões de euros, sendo que dois milhões estão associados à participação portuguesa.
Segundo o ISQ, o projeto permitirá reduzir o consumo e poupar cerca de 20% até 2020, contando já com seis meses de execução. POr isso mesmo, esta segunda reunião visa debater o progresso e dar a conhecer aos parceiros europeus as duas indústrias nacionais onde serão demonstrados os desenvolvimentos: peças metálicas e componentes metalomecânicas, em instalações industriais em Portugal e na Alemanha.