IWA reconhece contributo de duas profissionais portuguesas para o setor da água

IWA reconhece contributo de duas profissionais portuguesas para o setor da água

A primeira relatora especial das Nações Unidas para a Água e Saneamento, Catarina Albuquerque (na foto), foi distinguida pela International Water Association (IWA) com o Prémio IWA Água Global de 2016. O prémio reconhece o papel fundamental da inclusão dos direitos humanos à água e saneamento no documento formal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2015-2030 aprovado pela Assembleia Geral da ONU em 2015.

Este é o resultado de um trabalho que vem a fazer desde 2008, quando a professora de Direito assumiu as funções de especialista independente com mandato estabelecido pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. O prémio foi entregue a Catarina de Albuquerque, durante a cerimónia de abertura do Congresso Mundial da Água da IWA em Brisbane, na Austrália.

Helena Alegre

Helena Alegre

A diretora do Departamento de Hidráulica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Helena Alegre, foi igualmente distinguida com o Prémio IWA pelo Extraordinário Contributo para a Gestão da Água e Ciência. Este galardão da IWA que agracia agora a investigadora do LNEC, insere-se no IWA Recognition & Awards Programme, que reconhece os membros da associação que fazem importantes contributos, tanto para a IWA como para a gestão da água a nível mundial.

Sobre Helena Alegre, a IWA explica a atribuição do prémio com as suas extraordinárias contribuições para esta associação, que incluem o seu envolvimento na IWA, a sua presidência do grupo especialista em gestão patrimonial de infraestruturas e a sua participação no conselho estratégico desta associação internacional.