Já foram recicladas na Europa dois mil milhões de lâmpadas

Já foram recicladas na Europa dois mil milhões de lâmpadas

Categoria Ambiente, Resíduos

Dois mil milhões de lâmpadas usadas, o equivalente a 250 mil toneladas, já foram recicladas em toda a Europa. Este número, que constitui um marco na história da reciclagem destes equipamentos, resulta do esforço conjunto de 19 organizações de vários países que integram a associação europeia de recolha e reciclagem de lâmpadas e outros equipamentos elétricos de iluminação, a EucoLight, entre as quais está o Electrão (Associação de Gestão de Resíduos).

Atingir a reciclagem de dois mil milhões de lâmpadas , o equivalente a 140 vezes o peso do London Eye, só foi possível graças “à crescente sensibilização dos cidadãos europeus que estão cada vez mais cientes da importância de reciclar lâmpadas e outros equipamentos elétricos fora de uso”, pode ler-se no comunicado do Electrão.

Segundo um estudo realizado pela EucoLight, em 2020, 88% dos cidadãos identifica o local correto para a deposição dos equipamentos elétricos usados, incluindo lâmpadas. Em Portugal é possível saber onde depositar lâmpadas e outros equipamentos recorrendo ao site – ondereciclar.

Em cinco anos, entre 2015 e 2019, as empresas aderentes ao sistema do Electrão colocaram no mercado cerca de cinco mil toneladas de lâmpadas usadas. Neste período a entidade assegurou a recolha de cerca de duas mil toneladas dessas lâmpadas, que foram encaminhadas para tratamento e valorização. Neste fluxo a taxa de reciclagem atingiu, em média, os 87% nestes cinco anos.

“Estes números, que atingimos com a colaboração dos nossos parceiros, deixam-nos muito orgulhosos, mas a taxa de recolha e reciclagem tem que aumentar para fazer face às metas nacionais e europeias. Por essa razão vamos, por um lado, manter o investimento nas campanhas de comunicação e sensibilização. Por outro lado, pretendemos melhorar a rede de recolha, não apenas em quantidade, mas em qualidade de serviço para estarmos mais perto do cidadão e tornar a deposição mais conveniente”, garantiu Pedro Nazareth.

O Electrão, entidade gestora de embalagens e pilhas usadas, é responsável também pela gestão de 70%  de todos os equipamentos elétricos usados em Portugal, nos quais está incluída a categoria de lâmpadas.  Desenvolve várias campanhas específicas para a recolha de lâmpadas em múltiplos locais, como escolas e quartéis de bombeiros, além de disponibilizar pontos de recolha instalados em grandes superfícies, de forma a facilitar a vida ao cidadão.

A entidade dinamiza ainda uma campanha especificamente dedicada a promover a entrega de lâmpadas usadas, de índole social, intitulada “Pilhas e lâmpadas por Alimentos.