Jardim Zoológico assinala o Dia da Mãe com apresentação de nova cria

Jardim Zoológico assinala o Dia da Mãe com apresentação de nova cria

De forma a assinalar o Dia da Mãe, o Jardim Zoológico apresenta um dos seus mais recentes habitantes – uma cria de Golfinho-roaz (Tursiops truncatus). Em comunicado, o parque indica que este pequeno macho “nasceu durante a madrugada do dia 28 de janeiro e enfrentou, logo nas primeiras horas de vida, desafios dignos de super-herói com a difícil tarefa de mamar debaixo de água, enquanto nada”.

Inspirados por esta particularidade e de forma a assinalar a efeméride, o Jardim Zoológico lança neste dia a segunda temporada de “Encontro com o Biólogo”. Após o sucesso das primeiras sessões deste programa online, gratuito e dinâmico, que contou com a participação de cerca de 3 mil famílias, o parque promove agora o seu regresso com o tema “Super-heróis da Natureza – especial Dia da Mãe” onde serão desvendadas as crias e progenitoras mais espetaculares do reino animal. As surpresas são grandes e nesta sessão poderá conhecer fêmeas que têm a capacidade de parar o desenvolvimento do feto quando, por exemplo, há falta de alimento na natureza, e outras que, na ausência de machos, se conseguem reproduzir assexuadamente, de forma a não colocar em causa a sobrevivência da espécie.

Ainda durante este dia, e ao longo do mês, o Jardim Zoológico promove, no seu site oficial, uma votação para a escolha do nome desta pequena cria. Tejo, Arade e Troia, são os três nomes em votação e que representam as áreas de distribuição da espécie em Portugal. A crescente degradação do habitat devido à poluição, o consumo insustentável de pescado e o aprisionamento em redes de pesca são as principais ameaças à sobrevivência do Golfinho-roaz. O desaparecimento dos Roazes do Sado constituiria uma grave perda para o ecossistema do qual fazem parte, e para a biodiversidade à escala nacional. Esta é considerada uma população estuarina única.

Valorizar a vida animal, conservar a biodiversidade e educar para a conservação, são algumas das mensagens que traduzem o compromisso do Jardim Zoológico.

Neste Dia da Mãe, o parque convida-o a assim a visitar o site oficial, de forma a conhecer esta nova cria, assim como, desafiar todos na adoção de algumas práticas individuais diárias que farão a diferença na conservação não só do golfinho, mas de toda a vida marinha.

Foto cedida pelo Jardim Zoológico