Jardim Zoológico convida todos os visitantes a conhecer as histórias dos “avós zoológicos”

No Dia Mundial dos Avós, que se assinala no próximo dia 26 de julho, o Jardim Zoológico convida os visitantes a conhecer as mais inspiradoras histórias dos “avós zoológicos”.

Hoje como mães e amanhã como avós, cabe às progenitoras do Jardim Zoológico a importante missão de dar início à cadeia reprodutiva responsável pela sobrevivência da própria espécie. Tendo como foco principal a conservação das espécies e dos seus habitats, o Jardim Zoológico vê nos vários programas de reprodução de espécies ameaçadas em que colabora, uma “ferramenta fundamental” para voltar a “dar vida” à natureza, realça o parque em comunicado, evidenciando que, “é através da reprodução que é possível obter gerações geneticamente variadas, que mais tarde se poderão dispersar pelos quatro cantos do mundo”.

No Jardim Zoológico, são várias as espécies onde é possível encontrar animais de diferentes gerações. Na família de Chimpanzés, classificados como “Em Perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), uma avó conta já com três filhos e quatro netos. No grupo de Macacos-aranha, classificados como “Criticamente em Perigo”, existe uma avó com três descendentes e um neto. Já na instalação dos Pinguins-do-cabo, que formam casais para toda a vida, e classificados como “Em Perigo”, é possível observar um casal de avós com quatro netos, tendo o mais recente nascido já este ano, em janeiro.

Para que todos possam fazer parte desta grande família, e apoiar a conservação das espécies, de 20 a 26 de julho, o Jardim Zoológico preparou um desconto de 50% na aquisição online do kit de apadrinhamento do Chimpanzé, Macaco-aranha e Pinguim-do-cabo. Entre as várias contrapartidas, o “Padrinho Orgulhoso” poderá usufruir de vários descontos e bilhetes para o Jardim Zoológico.

De forma a celebrar os avós e a conservação, no dia 22 de julho será ainda lançado o programa de diretos “Quartas-feiras selvagens” no canal de YouTube oficial do Jardim Zoológico. De 22 de julho a 26 de agosto pelas 14h30, os “visitantes” podem conhecer as estratégias utilizadas no treino das aves e répteis da apresentação do Bosque Encantado, observar os comportamentos de caça do Lince-ibérico e acompanhar de perto a alimentação dos Pinguins-do-cabo, em inspiradoras sessões em direto do Zoo.

YouTube – Quartas-feiras selvagens

Horário: 14h30

Datas:

  • 22 de julho – Encontro com o Treinador de aves e répteis
  • 29 de julho – Enriquecimento Ambiental no Lince-ibérico
  • 5 de agosto – Sessão de alimentação dos Pinguins
  • 12 de agosto – Encontro com o Tratador dos Koalas
  • 19 de agosto – Enriquecimento Ambiental nos Suricatas
  • 26 de agosto – Encontro com o Treinador dos Golfinhos