João Branco eleito vice- presidente do European Environmental Bureau

João Branco eleito vice- presidente do European Environmental Bureau

João Branco, presidente da Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, foi eleito vice-presidente do European Environmental Bureau (EEB), a “maior Federação de Organizações Ambientalistas da Europa”, lê-se numa nota enviada.

O EEB é uma rede com 143 organizações ambientalistas locais, nacionais e internacionais de mais de 30 países europeus. O seu objetivo é “elevar ao interesse comum os problemas ambientais mais urgentes”, coordenando e definindo estratégias comuns entre elas. Para isso é fundamental o “papel de aconselhamento que desempenha nas instituições da UE, ajudando a lidar com essas questões, e permitindo que os cidadãos da Europa participem na consecução desse objetivo”. As suas opiniões têm sido “fundamentais na construção de legislação e de políticas ambientais”, refere a mesma nota.

As áreas temáticas que trabalha incluem alterações climáticas, biodiversidade, economia circular, ar, água, solo, poluição química, indústria, energia, agricultura, prevenção de resíduos, entre outros.

Para a Associação, esta nomeação é o “reconhecimento pelo trabalho” desenvolvido pela Quercus e por todos aqueles que, de uma forma séria e construtiva, contribuem para construir um Mundo mais sustentável para todos. “Portugal fica assim representado ao mais alto nível e ganha uma voz na política ambiental europeia”.