Jovens convidados a criarem argumento sobre os oceanos

Jovens convidados a criarem argumento sobre os oceanos

“Descobrir os Oceanos” é o nome do mais recente projeto da Algar, um desafio lançado a todos os alunos do ensino básico e secundário, para criarem um argumento baseado em pelo menos um dos sete princípios da literacia dos oceanos. Os argumentos deverão ser enviados para o endereço eletrónico oceanos@formatoverde.pt, entre os dias 1 de fevereiro e 31 de março do corrente ano.

Os quatro melhores argumentos serão selecionados por um júri de artistas nacionais e internacionais conceituados e, posteriormente, publicados num livro de banda desenhada, denominado “Descobrir os Oceanos”, em versão impressa e digital.

O concurso está a ser dinamizado através das redes sociais facebook.com/descobrirosoceanos e twitter.com/descobriroceano, onde é possível aceder ao regulamento do concurso.

O projeto “Descobrir os Oceanos” surge no âmbito do programa PT02 — Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras do EEA Grants, que visa “elevar a consciência e o conhecimento sobre questões marinhas através de ações de sensibilização e de formação no domínio da gestão marinha integrada”.

Em comunicado enviado à imprensa, a Algar aproveita, ainda, para recordar “a importância da preservação dos oceanos” e alerta que “o lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente”. “Não é só a poluição marítima industrial que é prejudicial, deitar para o mar uma garrafa de plástico, um saco de plástico, restos de redes de pesca, entre outros resíduos, polui seriamente o meio marinho. A garrafa de plástico demora cerca de 450 anos a degradar-se no mar! Além disso, quando os resíduos são ingeridos pelos animais, estes podem morrer asfixiados”, sublinha.