Junkers garante eficiência com caldeiras de condensação

Junkers garante eficiência com caldeiras de condensação

Se está a pensar trocar a sua velha caldeira por uma nova, considere as soluções da Junkers. A ampla gama de caldeiras murais de condensação Cerapur da marca, com modelos até 30 kW em aquecimento e 42 kW em A.Q.S são a opção ideal para cumprir com as diretivas ErP e ELD.

Todos os modelos têm classificação energética A em aquecimento e em A.Q.S., um bloco térmico em alumínio-silício e são fáceis de instalar, o que permite combinar a máxima eficiência e rendimento no mínimo espaço, garante a Junkers. A gama Cerapur inclui modelos com rendimento até 94% em aquecimento.

Utilizadas em combinação com os controladores Junkers, estas caldeiras podem atingir a classificação energética A+ no aquecimento, sendo ainda compatíveis com sistemas solares térmicos.

Um bloco térmico único
O bloco térmico das caldeiras de condensação da Junkers é o elemento diferenciador. Os blocos térmicos em alumínio-silício (Al-Si) foram sempre desenvolvidos e fabricados pela Junkers que confirma que o seu material de alta qualidade permite obter excelentes características técnicas e um excelente desempenho em comparação com outros blocos térmicos fabricados em aço inoxidável. Além disso, permitem ainda alcançar até A+ de eficiência energética quando combinados com controladores Junkers.

Por outro lado, a densidade do alumínio corresponde a um terço da densidade do aço inoxidável. Uma vez que o alumínio tem uma inércia térmica baixa, pode reagir mais rapidamente às alterações de carga. A sua condutividade térmica é, dependendo do tipo de alumínio-silício utilizado, até 14 vezes melhor que a do aço inoxidável, gerando elevados valores de eficiência, esclarece a Junkers. O alumínio-silício permite produzir caldeiras com um permutador mais compacto, tornando-as mais fáceis de transportar e de instalar.

A ampla variedade de modelos Cerapur da Junkers permite encontrar a solução mais adequada ao lar em que são instaladas. Isto porque nem todas as habitações têm o mesmo tamanho e porque cada família tem as suas necessidades de conforto.

Caldeiras e controladores modulantes
Para aproveitar ao máximo as possibilidades de poupança de combustível até 30%, em relação a instalações convencionais, na tecnologia de condensação é necessário um correto controlo da instalação.

A combinação de caldeiras de condensação a gás ou gasóleo com um termóstato modulante, ou com controladores com curva de aquecimento em função de sonda exterior, permite adaptar a temperatura de impulsão da caldeira às várias necessidades da instalação em cada momento, tirando o máximo partido de uma caldeira de condensação e permitindo uma poupança considerável no combustível utilizado.

O Junkers Easy Control CT 100 com wifi, permite, por exemplo, um controlo remoto através de smartphone, verificar o consumo da instalação em qualquer lugar, programação semanal e diária, modo férias, sensor de proximidade, ou compensação em função da temperatura exterior. Com a instalação deste controlador em conjunto com uma caldeira de condensação a Junkers garante 4% de eficiência extra de todo o sistema de aquecimento.

Este artigo foi publicado na Edição 77 da Ambiente Magazine.