“Juntos por um futuro melhor” é o que move a Águas do Baixo Mondego e Gândara

Por: Nuno Campilho, Diretor-Geral da Águas do Baixo Mondego e Gândara

A ABMG, Águas do Baixo Mondego e Gândara, em atividade desde 2020, resultou da agregação dos Municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure. Desde então, é da sua responsabilidade a distribuição de água para consumo humano e a recolha, para tratamento, de águas residuais.

Deparando-se com um sistema de adução e recolha muito complexo, porque comporta captações próprias e aquisição de água em alta, assim como promove o tratamento de águas residuais prévio ao destino final e, simultaneamente, também entrega em alta, parte dessas mesmas águas, a ABMG tem-se dedicado à realização de avultados investimentos que lhe permitam garantir autonomia, ao nível do abastecimento de água, e aumentar a taxa de cobertura de saneamento, ainda aquém das metas estabelecidas pela entidade reguladora e pelos próprios municípios.

Daí derivou um investimento, contratualizado em 2021, na ordem dos 9 milhões de euros, com especial incidência no prolongamento da rede de saneamento dos três municípios, mas, também, da melhoria da qualidade da água em Mira e da constituição de Zonas de Medição e Controlo, para uma melhor gestão e combate a outros dos problemas que ainda temos em curso de resolução, ao nível das perdas de água e da água não faturada.

Para o ano em curso, prevemos poder recorrer a fundos próprios e temos preparados projetos que dêem continuidade à estratégia da ABMG, na ordem dos 15 milhões de euros, aguardando a possibilidade de apresentar as respetivas candidaturas no âmbito do Portugal 2030, que ainda não se encontra em vigor.

É nesta senda que apelamos à responsabilidade ambiental de cada um dos nossos 30 mil utilizadores, para que possam colaborar na prossecução de um serviço de excelência, mormente através da concretização da ligação à rede pública, tanto de água, como de saneamento, onde a mesma se encontra disponível, dado que o investimento que tem vindo a ser efetuado é muito avultado e merece ter concretização com vista à melhoria da qualidade de vida das populações.

No caso concreto do saneamento e onde ainda não foi possível chegar com a rede pública, está, agora, a ABMG dotada de um camião limpa-fossas, adquirido ao abrigo do POSEUR, pelo que instamos todas as pessoas nestas condições a requisitar o serviço, que temos estado a fazer com celeridade e com os mais elevados parâmetros de qualidade.

O lema “juntos por um futuro melhor”, não abrange apenas os territórios e os municípios que constituem a ABMG, mas, também, e sobretudo, toda a população, que procuramos servir da melhor forma, para bem e contento de todos.

*Este artigo foi publicado na edição 98 da Ambiente Magazine