Knauf Insulation integra categorias de impacto ambiental nas fichas técnicas

Knauf Insulation integra categorias de impacto ambiental nas fichas técnicas

Categoria Ambiente, Energia

Para reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade do planeta, a Knauf Insulation incorporou nas suas fichas técnicas categorias de impacto ambiental. No website foi também criada uma nova secção dedicada a este tema, que permite perceber o compromisso da empresa e dos seus produtos para com o ambiente.

Nas fichas técnicas de todos os produtos da Knauf Insulation é agora possível encontrar ícones representativos das categorias de maior relevância ambiental, baseadas nas Declarações Ambientais de Produto (DAP) e Avaliação do Ciclo de Vida do produto (ACV):

– Consumo de energia primária renovável – total de energia utilizada para o fabrico de 1 m3 de produto proveniente de fontes renováveis;
– Consumo de energia primária não renovável – reflete a parte de energia consumida para fabricar 1 m3 de produto proveniente de fontes não renováveis;
– Potencial de aquecimento global – refere-se ao total de emissões equivalentes de CO2 derivadas do fabrico de 1 m3 de produto;
– Consumo de água – quantidade de água utilizada para fabricar 1 m3 de produto.

Para além destes ícones, a Knauf Insulation faz uso da rotulagem ecológica de produtos, distinções voluntárias de valorização ambiental. Estes rótulos organizam-se por três tipologias, os rótulos tipo I, outorgados por entidades certificadas independentes, os rótulos tipo II, auto-declarações ambientais dos fabricantes, e os rótulos tipo III, as denominadas DAP.

A demonstração pública dos benefícios ambientais dos produtos da Knauf Insulation acontece após vários anos de melhorias que envolvem todo o processo produtivo, explica a empresa, em comunicado. A evolução dos parâmetros de produção tem permitido reduzir os consumos energéticos nas fábricas e consequentemente as emissões de GEE (Gases de Efeito de Estufa), ao mesmo tempo que promove a eficiência energética dos edifícios ao desenvolver e utilizar produtos com os melhores padrões de sustentabilidade.

A principal missão da marca não é apenas fabricar isolamentos, mas também impulsionar a poupança energética e fazê-lo da forma mais sustentável possível, conclui na mesma nota.