Label 2020 lança nova aplicação digital sobre Etiqueta Energética

Label 2020 lança nova aplicação digital sobre Etiqueta Energética

Categoria Ambiente, Energia

Escolher eletrodomésticos e outros produtos abrangidos pela nova etiqueta energética é agora mais fácil, pois basta aceder à Base de dados de Produto, EPREL, através da nova aplicação Label 2020.

Os dados de todos os produtos estão disponíveis nesta base de dados de acesso público.
Para conhecer e utilizar gratuitamente a nova aplicação Label 2020, e ficar a saber mais sobre a nova etiqueta energética, visite o site https://www.novaetiquetaenergetica.pt/.

Esta é uma ferramenta desenvolvida pelo projeto Label2020 e que inclui informações para os grupos de produtos já abrangidos pela nova etiqueta energética desde março de 2021 e agora, complementada para as fontes de luz.

Ao usar esta nova ferramenta pode:
• Aceder e comparar, através do telemóvel digitalizando o código QR da etiqueta energética ou no seu computador, pesquisando o produto através da marca e do modelo;
• Calcular e comparar os custos de operação durante a vida útil do produto e estimar
imediatamente os custos totais introduzindo o custo de aquisição do produto;
• Comparar vários produtos e manter uma lista dos produtos pesquisados;
• Obter informações detalhadas sobre as caraterísticas dos produtos e sobre os elementos presentes na etiqueta energética.

O projeto europeu Label 2020, é financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia, que envolve 16 países europeus e no qual a ADENE é a entidade parceira nacional. O Label 2020 conta com o apoio da Direção Geral de Energia e Geologia, bem como a colaboração do projeto BELT, também financiado pelo programa Horizonte 2020, no qual participam a DECO PROTESTE, a SONAE e a Worten.