Laboratório dos SMAS de Vila Franca de Xira recebem certificação do IPAC

Laboratório dos SMAS de Vila Franca de Xira recebem certificação do IPAC

Categoria Advisor, Empresas

Os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Vila Franca de Xira (SMAS VFX) obtiveram no passado dia 21 de abril a acreditação do laboratório de águas e efluentes pela norma ISO/IEC 17 025:2018, concedida pelo IPAC (Instituto Português de Acreditação), anuncia a entidade.

Partindo da construção das novas instalações do Laboratório de Análise de Águas e Efluentes, inauguradas em outubro de 2019, projetadas de acordo com as exigentes normas, legislação e regras de boas práticas, foi possível concretizar um objetivo definido pela Administração dos SMAS VFX – “o reconhecimento formal, a nível nacional e internacional, da sua competência técnica para a realização de ensaios de controlo da qualidade da água”, lê-se num comunicado divulgado pelos SMAS VFX. Através da avaliação feita pelo IPAC, fica comprovado que o Laboratório de ensaios dos SMAS VFX possui “elevados padrões de qualidade, operando com competência e eficiência, no que concerne à garantia de que os resultados gerados são válidos e confiáveis”.

Atualmente, os SMAS VFX são, a nível nacional, uma das poucas entidades gestoras municipais com um laboratório acreditado para a realização de análise de águas, estando criadas as condições para continuar a evoluir no sentido de estender a acreditação a novos parâmetros e novos ensaios, assim como na possibilidade de oferecer esses serviços a clientes externos.

Para além desta acreditação, os SMAS VFX possuem também a certificação da qualidade pela ISO 9001:2015, a acreditação para ensaios de Ruído Ambiente e a Qualificação pelo IPQ, do laboratório de Contadores. Estas certificações revelam o “empenho na atualização dos seus serviços e o compromisso assumido com a qualidade e melhoria contínua, a fim de melhor satisfazer as necessidades dos seus clientes”, destaca a entidades.