Lançado concurso público para o Hub Azul do Polo de Aveiro

Em nota à imprensa, o Ministério da Economia do Mar dá conta do anúncio do concurso público publicado na segunda-feira, 30 de janeiro, no Diário da República, para “apresentação de propostas com vista ao fornecimento de equipamentos e acessórios científicos para dotar o Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura (CITAQUA), a instalar junto ao ECOMARE da Universidade de Aveiro, com um Laboratório para a produção Intensiva de algas e bivalves”, lê-se.

O concurso tem um preço base de procedimento de 1,017 milhões de euros, enquadrando-se nas ações previstas da Rede de Infraestruturas para a Economia Azul do Polo de Aveiro, financiado pelo C10 – Mar do Plano de Recuperação e Resiliência.

O investimento irá disponibilizar “um conjunto de equipamentos ao serviço da academia e do setor empresarial ligado à bioeconomia azul, que permitirão acelerar a criação e a colocação no mercado de novos produtos, processos e serviços”. Pode ler-se ainda que “os Laboratórios do Polo de Aveiro visam contribuir para o desenvolvimento de uma bioeconomia azul sustentável, assente na valorização integral dos recursos biológicos marinhos endógenos do Mar Português”.

O componente C10 – Mar do Plano de Recuperação e Resiliência, de 252 milhões de euros, integra o investimento  Hub Azul – Rede de Infraestruturas para a Economia Azul, com um montante de 87 milhões de euros para a criação e dinamização de polos em todo o país.