Leigos para o Desenvolvimento apresentam campanha de crowdfunding

Leigos para o Desenvolvimento apresentam campanha de crowdfunding

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, os Leigos para o Desenvolvimento, uma ONGD católica, apresentam um projeto “Bairro Limpo” com vista a terminar com o lixo no Bairro Boa Morte, na cidade de São Tomé.

“Palmeiras bem altas e frondosas, mas nas suas sombras descansam pequenos montes de antigas latas de conserva.Um terreiro onde as crianças brincam, mas onde é fácil tropeçar em embalagens de plástico. Este é o cenário do Bairro da Boa Morte, na cidade de São Tomé. Uma paisagem tropical e verdejante, mas onde o lixo faz tão parte como os coqueiros ou as mangueiras”, lê-se em comunicado enviado.

Com vista à resolução deste problema, os Leigos para o Desenvolvimento estão a promover uma campanha de crowdfunding com o objetivo de angariar 2.500€ para a aquisição de uma moto carrinha – uma mota com uma caixa – de modo a agilizar a recolha e transporte de lixo no Bairro da Boa Morte em S. Tomé e a tornar mais eficiente a gestão de resíduos.

O projeto “Bairro Limpo” está inserido no contexto de uma missão que os Leigos para o Desenvolvimento têm em S. Tomé e Príncipe e que tem como população-alvo a comunidade do Bairro da Boa-Morte, bairro periférico da cidade capital.

O que se pretende com este projeto é criar e implementar um modelo comunitário de recolha e deposição de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no âmbito do Grupo Comunitário do Bairro da Boa Morte (um grupo que reúne as forças vivas do bairro, desde associações e grupos culturais, igrejas, agentes de educação e saúde, órgãos do poder local, etc.), para que o bairro fique mais saudável, com melhor imagem e assim atraia mais turistas e investimento.