Leiria adere ao projeto europeu de gestão de resíduos UrbanWINS

Leiria adere ao projeto europeu de gestão de resíduos UrbanWINS

Categoria Ambiente, Resíduos

O Município de Leiria ganhou a candidatura ao UrbanWins, um projeto europeu financiado pelo Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020, que vai estudar como as cidades consomem recursos e produtos, e como eliminam os resíduos produzidos, com o objetivo de desenvolver e testar soluções inovadoras para melhorar a prevenção e gestão de resíduos.

Lançado em junho de 2016, o projeto irá analisar as estratégias atuais de prevenção e gestão de resíduos, num total de 24 cidades e avaliar como elas contribuem para a resiliência e eficiência dos recursos.

Os resultados serão utilizados para definir objetivos e indicadores dos Planos Estratégicos de Prevenção e Gestão de Resíduos nas oito cidades-piloto: Cremona, Torino e duas cidades dentro da cidade metropolitana de Roma (Itália), Bucareste (Roménia), Leiria (Portugal) e Manresa e Sabadell (Espanha).

O projeto tem a duração de 3 anos e é coordenado pelo Município de Cremona (Itália), em parceria com 26 parceiros. Portugal participa nesta parceria através da Universidade de Coimbra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, da CEIFAcoop, e do Município de Leiria (Cidade piloto).

A participação ativa dos cidadãos, governos, organizações, fornecedores, institutos de pesquisa e centros de ensino está prevista nas oito cidades-piloto. O resultado final do projeto consiste num conjunto de ferramentas para a tomada de decisões participativa, baseada na ciência e planeamento da gestão de resíduos, que podem ser aplicadas por qualquer autoridade pública em toda a Europa.

O UrbanWins visa a mudança para consumo e produção com padrões mais sustentáveis, a fim de melhorar a gestão dos resíduos e contribuir para melhorar a qualidade urbana e o bem-estar dos cidadãos.