LeiriaShopping assinala Semente da Moda com iniciativas sustentáveis

Até ao dia 17 de outubro, o LeiriaShopping recebe a Semente da Moda, uma iniciativa que pretende desafiar a comunidade a refletir sobre a moda sustentável.

A designer emergente Carolina Costa, que ganhou o “Prémio Moche” na Moda Lisboa, este mês, no âmbito do concurso de jovens criadores, “Sangue Novo”, desenhou em exclusivo para o centro comercial: “três peças protótipo produzidas com materiais sustentáveis e sementes”, refere um comunicado partilhado pelo LeiriaShopping.

O protótipo da coleção de roupa natural, que vai estar patente ao longo do Piso 0, é inspirada nos trajes populares da região e coloca o ciclo das peças em perspetiva. “Produzidas a partir de materiais biodegradáveis, no final do seu ciclo, as três peças podem ser semeadas, dando origem à matéria-prima com que foram criadas”, lê-se no mesmo comunicado.

De acordo com o centro comercial, para este projeto, que inclui um casaco, vestido e uma peça para criança, foram usadas, entre outras matérias-primas, 2293 sementes, desde girassol e abacate às de cânhamo, embutidas na trama e na produção do próprio tecido, assim como algodão orgânico e tintas de origem natural, como a curcuma. Para o vestido, por exemplo, a fashion designer utilizou 12 sementes de girassol e 3,5 metros de tecido orgânico feito a partir da fibra da semente de cânhamo. Numa outra perspetiva, foram plantadas cerca de 75 plantas num total de 875 sementes de onde foi extraída a fibra para a trama do tecido, precisa o comunicado.

“É para o centro um orgulho enorme trazer à comunidade um tema tão importante através da Semente da Moda. A sustentabilidade é um imperativo nos dias de hoje e algumas das nossas marcas têm feito um trabalho muito significativo nesta área, apresentando soluções cada vez conscientes. Esta é também uma forma de agregar e destacar estas boas práticas”, afirma Mário Madeira, diretor do LeiriaShopping.

Durante a iniciativa, o LeiriaShopping vai também dar a conhecer as boas práticas das lojas do centro que têm soluções sustentáveis, como produtos mais amigos do ambiente e recolha de roupa usada. Estas lojas vão estar identificadas com o símbolo “Semente da Moda” durante este período, assim como numa página dedicada ao evento no site no centro.

Workshop para aprender a fazer acessórios de moda com tecido recuperado

Ainda no âmbito da Semente da Moda, o LeiriaShopping recebe no dia 16 de outubro, sábado, entre as 10h00 e as 13h00, na entrada sul do centro, no Piso 0, um workshop de upcycling, em que os participantes podem criar um acessório de moda único (um scrunchie) a partir de tecido recuperado de peças de roupa danificadas, dando-lhes uma segunda vida.

O workshop vai ser realizado pela Mind The Switch, a primeira marca portuguesa a criar eventos privados de troca de roupa. O projeto está presente pela primeira vez na região para a exposição do LeiriaShopping com o workshop de entrada livre, não sendo necessária inscrição.

A Semente da Moda, que decorre desde 9 de outubro e até dia 17, está inserida no movimento “Consciência Somos Nós”, iniciativa dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra em Portugal que tem como objetivo informar, sensibilizar e apoiar a comunidade para a construção de um mundo mais consciente e sustentável.