A LEROY MERLIN já apresentou o seu Relatório de Sustentabilidade 2024 e o Diretor de Impacto Positivo e Sustentabilidade da empresa, João Lavos, comenta com a Ambiente Magazine alguns resultados e ambições para os próximos anos.
Qual o papel da sustentabilidade para a LEROY MERLIN?
Na LEROY MERLIN, a sustentabilidade está desde logo no propósito da nossa organização “Fazer da Casa um lugar positivo para viver”, a casa onde trabalhamos com os nossos colegas, o lar onde vivemos com as nossas famílias mas também o planeta que é o nosso habitat comum que partilhamos com todos os cidadãos do mundo.

Neste sentido a sustentabilidade está no coração do negócio, sendo o próprio alicerce sobre o qual construímos o futuro da empresa. Acreditamos que fazer da casa um lugar mais positivo para viver é muito mais do que uma casa melhor, mas sim construir o progresso de forma equilibrada e integrada, criando valor social, económico e ambiental . Assumimos o compromisso de sermos um agente de transformação positiva, promovendo hábitos de consumo mais conscientes, reduzindo o nosso impacto ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, colaboradores e das comunidades onde estamos presentes.
Este compromisso com a sustentabilidade materializa-se em projetos que fazem a diferença em todos os âmbitos, como o Home Index, que avalia o impacto social e ambiental dos produtos; a “Segunda Vida”, na promoção da reparação, na revenda de artigos usados e no aluguer de equipamentos e a descarbonização do negócio através da melhoria dos produtos, mas também com uma logística sustentável, e com a autoprodução de energia renovável. A nível social a LEROY MERLIN é uma referência no envolvimento em ações de voluntariado e apoio a famílias vulneráveis para que todos possam ter um Habitat Positivo!
Quais os principais resultados a destacar do Relatório de Sustentabilidade de 2024?
O nosso Relatório de Sustentabilidade 2024 destaca avanços significativos na promoção de práticas mais responsáveis e no reforço do impacto positivo junto dos nossos colaboradores e comunidades. Em 2024, temos alguns destaques, nomeadamente, o lançamento da ferramenta Home Index, uma metodologia inovadora que avalia os produtos para permitir aos clientes fazerem escolhas mais sustentáveis. Através desta ferramenta conseguimos já alcançar 51,4% de produtos vendidos classificados com A, B ou C, o que demonstra a sustentabilidade da nossa oferta e a sua relevância para os consumidores portugueses.
Continuámos também no processo de redução da nossa pegada de carbono e, neste sentido, registámos uma diminuição de 0,4% em 2024 e um total de 20,6% desde 2021. Este progresso assenta na melhoria da pegada dos nossos produtos, numa logística que privilegia transportes mais sustentáveis e na maior eficiência energética dos nossos edifícios.
Estes resultados só foram possíveis graças à nossa cultura, que coloca as pessoas sempre em primeiro lugar. Continuamos, portanto, a criar valor humano dentro da empresa e nas comunidades que nos rodeiam, refletido numa subida do NPS colaborador para 50, numa representatividade de 36% de mulheres em cargos de direção e na dedicação de mais de 2.130 dias de voluntariado às nossas comunidades.
Deste modo, o caminho que pretendemos continuar a percorrer está claro e firme e passa por reforçar o compromisso com um modelo de desenvolvimento mais justo, circular e resiliente.
No que consiste o Home Index?
Lançado há menos de um ano em Portugal, o Home Index é uma metodologia de avaliação inovadora, pioneira no setor do retalho não alimentar, que avalia o desempenho social e ambiental dos nossos produtos ao longo de todo o seu ciclo de vida. Baseia-se em 31 critérios rigorosos, desde a origem das matérias-primas até à reciclabilidade da embalagem, que permitem classificar os produtos de A (mais sustentável) a E (menos sustentável).
Quais as vantagens deste indicador ambiental?
A grande vantagem do Home Index é a transparência, permitindo aos consumidores compreender o impacto dos produtos que fazem parte da oferta da LEROY MERLIN e, consequentemente, fazer escolhas mais sustentáveis de forma simples e informada. Este índice avalia 31 critérios divididos por 8 categorias que mapeiam todo o ciclo de vida do produto , nas lojas e site os clientes podem encontrar mais de 80.000 produtos com o score Home Index. Os resultados são muito encorajadores, em 2024, mais de 51% das vendas foram realizadas por produtos classificados com score A, B ou C, revelando assim uma adesão expressiva dos clientes à nova lógica de consumo responsável.
Além disso, é também uma ferramenta interna valiosa, que nos orienta no desenvolvimento de produtos com melhor impacto social e ambiental – que mais do que um objetivo, é um compromisso que assumimos connosco próprios, com os clientes e, claro, com o planeta.
Que outras iniciativas está a preparar a LEROY MERLIN ao nível da sustentabilidade?
A LEROY MERLIN está a trabalhar em várias frentes, a nossa estratégia corporativa assenta em três pilares — Human Centric, Habitat Positivo para Todos e Negócio Circular — e há iniciativas concretas para responder a cada um deles, nomeadamente:
- No pilar humano, sempre o primeiro, desejamos continuar a nossa caminhada rumo aos zero acidentes de trabalho, bem como continuar a iniciativa de evolução cultural que visa tornar cada colaborador embaixador e ator da sustentabilidade. Em termos de impacto externo vamos lançar o programa Recria, um ecossistema de organizações unidas pelo mesmo propósito de criar impacto social nas causas da Pobreza Habitacional, Preservação do Planeta e Educação em Sustentabilidade;
- No pilar do Habitat Positivo vamos continuar a ajudar os clientes a fazer escolhas mais sustentáveis através da promoção do Home Index e prosseguir a nossa trajetória de descarbonização;
- Para complementar e suportar estes pilares vamos consolidar a visão de tripla performance dentro da empresa, focados no Adeo Positive Index, 13 indicadores de prioridade máxima acompanhados mensalmente e que influenciam a remuneração dos colaboradores;
- No pilar dos negócios circulares pretendemos alargar a todo o território e aos canais digitais a nossa oferta de soluções circulares, o aluguer de ferramentas, a reparação e a revenda de produtos.
Quais os objetivos da empresa até 2050?
A grande missão da LEROY MERLIN em Portugal, ao nível da sustentabilidade, é sermos uma empresa referência na contribuição para os desafios da sustentabilidade que o nosso país enfrenta, integrando as respostas no nosso modelo de negócio tornando-o ele próprio sustentável. Essa ambição materializa-se em metas concretas que acompanhamos ao longo do processo e desde já, a curto prazo, tais como:
- Desenvolver o programa de Impacto Social Recria juntando, até 2027, 50 organizações na contribuição para as causas da Pobreza Habitacional, Preservação do Planeta e Educação em Sustentabilidade;
- Reduzir em 50% as emissões totais da pegada de carbono até 2030 vs 2021;
- Fazer evoluir a oferta para que os Produtos + Positivos, scores Home Index A, B ou C atinjam 80% das vendas da empresa;
- Fazer evoluir os negócios circulares para que venham a representar 3% do volume de negócios a médio prazo.
Como a LEROY MERLIN encara a influência de decisões da restante cadeia de valor/fornecedores?
Encaramos o nosso posicionamento entre a produção e os consumidores como uma ótima oportunidade para influenciar ambos os stakeholders no mesmo sentido.
O Home Index é um bom exemplo disso porque dá visibilidade a produtores e consumidores do nível de Sustentabilidade dos produtos influenciando as decisões de ambos. Além disso tornamos obrigatória a assinatura do Código de Conduta Ética, um documento onde expressamos as nossas exigências também ao nível da sustentabilidade.
A LEROY MERLIN encara como uma enorme oportunidade o seu modelo de empresa plataforma porque permite que o impacto das suas ações seja exponenciado via influencia sobre o seu ecossistema. Acreditamos que só assim vamos conseguir “Fazer da Casa um lugar positivo para viver”.