LG e ERP Portugal lançam campanha “Reciclar é um Festival” para promover a sensibilização ambiental

by Cristiana Macedo | 7 Maio 2019 15:43

E se pudesse dar uma nova vida ao seu antigo frigorífico, máquina de lavar louça ou computador e ao mesmo tempo ganhar bilhetes duplos para um festival de música de verão? E se além de se tornar um festivaleiro ainda pudesse contribuir para reduzir o seu impacto no meio envolvente, neutralizar algumas das principais ameaças ambientais e contribuir para um Planeta melhor?

A LG acaba de lançar a campanha “Reciclar é um Festival” que visa a reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a defesa do ambiente e ainda a possibiliade de marcar presença num festival. Desenvolvida em parceria com a ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos, esta iniciativa, que decorre até ao dia 12 de maio, pretende “promover a recolha de eletrodomésticos usados e/ou danificados, de qualquer marca, como contrapartida pela compra de um produto LG de valor igual ou superior a 700€”. explica a empresa em comunicado. A recolha é assegurada pela ERP Portugal, e dá direito a dois bilhetes para um dos Festivais de Verão (Super Bock Super Rock ou MEO Sudoeste).

Para dar início ao processo, basta registar a sua compra no micro site Reciclar é Um Festival[1] e identificar o tipo de REEE a ser recolhido pela ERP Portugal para garantir a sua reciclagem. Se a fatura for de valor igual ou superior a 700€ pode selecionar também o festival e dia para o qual pretende o envio dos bilhetes.

“Esta iniciativa une a recolha de eletrodomésticos usados e/ou em fim de vida aos principais festivais de música e arte do país, como o Super Bock Super Rock e o Meo Sudoeste”, sublinha Hugo Jorge, diretor de Marketing da LG, explicando que “o nosso principal objetivo é ajudar a dar um novo rumo aos eletrodomésticos, TV’s, entre outros equipamentos usados e/ou em fim de vida que apenas estão a ocupar espaço em casa, através do lema ‘Ainda vai dar jeito’”.

Lixo Eletrónico

Preocupada com este cenário, a LG já desenvolveu a nível mundial um processo de montagem para os seus televisores que é executado de forma a que o seu desmantelamento permita a reciclagem de grande parte dos seus componentes pois está ciente de que o lixo eletrónico é quase 100% reciclável se for devidamente tratado. Grande parte dos componentes (plásticos, metais e vidro) de dispositivos como monitores, telemóveis, computadores, televisões e outros equipamentos, pode ser reaproveitada e transformada em nova matéria de forma a atenuar os dados revelados pelo estudo “Observatório Global de Lixo Eletrónico”, realizado em 2017, onde se concluía que o volume de lixo eletrónico no mundo tinha crescido 8% entre 2014 e 2016, aumentando também os riscos para o ambiente e para a saúde humana.

Com o volume de resíduos eletrónicos cada vez mais crescente, são várias as iniciativas e campanhas de sensibilização que a LG promove em torno da consciencialização e preservação ambiental. Para além das inovações e medidas adotadas para neutralizar algumas das principais ameaças ambientais, e do desenvolvimento de equipamentos com uma cada vez maior eficiência energética, a LG tem contribuído ativamente para a preservação efetiva do meio ambiente.

Após a época de incêndios que deflagraram no país em 2017, consumindo mais de 450 mil hectares de floresta, a LG não ficou indiferente e, em conjunto com a Quercus e com a Lipton, contribuiu para a reflorestação da zona centro de Portugal, recuperando o seu lado mais verde e tornando-a mais sustentável. A iniciativa Working Together for a Green World nasce, então, como um movimento da LG para restituir parte do que foi perdido em 2017.

Endnotes:
  1. Reciclar é Um Festival: https://www.lg.com/pt/lg-magazine/brand-story/reciclar-e-um-festival

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/lg-e-erp-portugal-lancam-campanha-reciclar-e-um-festival-para-promover-a-sensibilizacao-ambiental/