A Lightsource bp associou-se à Palombar, uma organização ambiental sem fins lucrativos, num projeto de conservação do Tartaranhão-caçador, uma ave de rapina migratória e espécie protegida cuja população em Portugal teve um declínio de 80% na última década.
O projeto, designado LIFE SOS Pygargus, será coordenado pela Palombar e financiado em 75% pelo Programa da União Europeia, tendo a Lightsource bp contribuído para o financiamento dos 25% da comparticipação nacional, destinados a atividades específicas do projeto.
Este contributo financeiro irá financiar a monitorização da espécie-alvo e avaliação do potencial impacto dos projetos de energias renováveis nas suas populações, bem como o desenvolvimento de mapas de sensibilidade da espécie, que permitirão identificar áreas críticas e suportar a implementação de infraestruturas de energias renováveis que minimizem o impacte ambiental.
Além do cofinanciamento, a Lightsource bp irá colaborar na promoção e divulgação dos resultados do projeto, contribuindo para sensibilizar a sociedade e o setor empresarial sobre a importância do contributo dos projetos de energias renováveis para a promoção dos ecossistemas naturais. A empresa irá também contribuir para o acompanhamento do projeto, oferecendo assessoria externa e disponibilizando aconselhamento técnico para o bom desenvolvimento das ações.
O projeto integra 18 parceiros e será implementado em 49 Zonas de Proteção Especial da Rede Natura 2000 (23 áreas em Portugal e 26 em Espanha), regiões que albergam a maior parte das populações portuguesas e transfronteiriças da espécie, e terá uma duração prevista de 76 meses.
Os objetivos do programa passam por travar o declínio populacional e aumentar a população reprodutora em 50% ao longo dos seis anos de duração do projeto, reduzindo também a mortalidade e a destruição de ninhos. Por outro lado, pretende-se compatibilizar algumas práticas agrícolas com o ciclo reprodutivo da espécie, através da introdução de variedades de cereais testadas e confirmadas como “culturas amigas das aves”, que irão melhorar as condições dos habitats de alimentação e reprodução e ainda agregar um maior valor comercial para os produtores destas culturas agrícolas.