Lipor associa-se ao projeto Life Tackle

Lipor associa-se ao projeto Life Tackle

O mundo do Futebol está a promover ativamente vários aspetos relacionados com a sustentabilidade, discriminação e acessibilidade. No entanto, questões ambientais como a gestão de resíduos, mobilidade, iluminação, consciencialização ambiental dos fãs e o sistema de gestão ambiental das associações de futebol e dos clubes são temas que estão cada vez mais fortes e oferecem margem e oportunidade de melhoria.

Para responder a este desafio, o Instituto de Gestão da Scuola Superiore Sant’Anna (Pisa, Itália), juntamente com a UEFA e outros sete parceiros internacionais, concebeu um novo projeto: TACKLE (Teaming up for a conscious kick for the Legacy of Environment), co-financiado pela Comissão Europeia através do Programa Life Environment.

O TACKLE visa melhorar a gestão ambiental de jogos e eventos, elevar o nível geral de consciencialização e a chamada de atenção para as questões ambientais no setor do futebol, envolvendo assim os seus stakeholders mais relevantes – Associações Nacionais de Futebol, Clubes de Futebol, Gestores de Estádios e Apoiantes.

Nos dias 4 e 5 de outubro de 2018, o Instituto de Gestão da Scuola Superiore Sant’Anna, como principal candidato, liderou a Reunião de Lançamento do projeto. Para o pontapé de saída todos os parceiros do projeto: três Federações Nacionais de Futebol, FIGC – Federazione Italiana Giuoco Calcio (Itália), FRF – Federatia Romana de Fotbal (Roménia) e SvFF – Svenska Fotbollförbundet (Suécia), um media independente pan-Europeu especialista em políticas EU, Euractiv, Associações de Cidades e Regionais de Reciclagem e Gestão de Recursos Sustentáveis, ACR+ e duas afiliadas, LIPOR e AMIU, entidades de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Portugal) e de Génova (Itália), respetivamente.

Durante a reunião realizada em Pisa (Itália), todos os parceiros discutiram os principais métodos e abordagens a adotar nas primeiras atividades do projeto. Desde então os parceiros têm realizados diversas reuniões e posto em prática um plano de ações.

Tendo em vista o próximo Campeonato Europeu de Futebol, que será disputado em 12 países europeus, o projeto TACKLE desenvolverá um conjunto de Diretrizes de Gestão Ambiental a serem testadas em alguns estádios que receberão os jogos. Para o efeito, o TACKLE tem o apoio explícito da UEFA e de outras Associações Nacionais Europeias que irão cooperar para assegurar uma disseminação e aplicação mais ampla das Diretrizes.

A UEFA, em particular, prestará o seu apoio durante toda a duração do projeto, especialmente no que se refere à replicabilidade e ações de transferência: o representante da UEFA participou na reunião de lançamento e em todos os Comités de Direção do TACKLE, bem como nos principais eventos planeados. Além disso, a UEFA terá em conta o desenvolvimento das suas estratégias de sustentabilidade e os principais resultados do TACKLE e assegurará a ampla disseminação entre as entidades associadas.

Veja aqui o vídeo promocional do projeto: