Lipor disntinguida com o prémio “Consciencialização e Sensibilização Ambiental”

Lipor disntinguida com o prémio “Consciencialização e Sensibilização Ambiental”

Categoria Ambiente, Resíduos

No âmbito dos “Prémios Humana Circular”, a Lipor foi a entidade galardoada pela loja Humana Portugal com o prémio “Consciencialização e Sensibilização Ambiental”. Os “Prémios Humana Circular” reconhecem os municípios e entidades que se destacaram pelas suas políticas, projetos ou decisões ambientais. A celebração de entrega dos prémios decorreu no passado dia 24 de outubro no Palácio Valenças, em Sintra.

A entrega dos Prémios Humana Circular realizou-se no âmbito da Jornada Técnica sobre Economia Circular na Gestão de Resíduos, um evento que pretendeu “analisar e estabelecer as bases para se continuar a avançar na gestão sustentável dos resíduos e dos recursos (da roupa, no caso da Humana, com um fim social, materializada nos seus programas de cooperação)”, refere a loja em comunicado.

Para a Humana Portugal “é evidente a necessidade de utilizar os recursos da forma mais eficiente possível, reduzir desperdícios desnecessários e modificar as pautas de produção, consumo e gestão de resíduos para contribuir para uma economia circular”. Aspeto diretamente relacionado com dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, número 12 que defende uma “Produção e Consumo Responsáveis” e número 13, a “Ação pelo Clima”. Por isso, é importante que “substituamos uma economia linear por um modelo circular, onde o planeamento, a redução, a reutilização, a reciclagem e a valorização material constituam processos essenciais” acrescenta.

O evento terminou com as declarações do Secretário de Estado do Ambiente, Dr. João Ataíde naquele que foi o seu último ato ocupando este cargo, um mandato “curto, mas entusiasmante” partilhou. Segundo o Secretário de Estado, “contamos com um excelente plano de ação para a
economia circular, mas que sem a participação dos municípios não será possível implementar.“

Foto cedida pela Lipor