LIPOR e Novo Verde aumentam eficiência da triagem de resíduos com inteligência artificial

LIPOR, os seus Municípios Associados e a Novo Verde, em parceria com a Greyparrot, anunciaram os resultados positivos da implementação de um inovador sistema de análise de resíduos baseado em Inteligência Artificial (IA).

Esta tecnologia tem vindo a revelar-se fundamental para a gestão e otimização dos processos operacionais e para um maior conhecimento sobre os materiais processados.

A aposta surge como resposta aos grandes desafios das metas europeias de reciclagem até 2030, que exigem não só o aumento da quantidade, mas sobretudo a melhoria da qualidade dos materiais recicláveis.

A importância dos dados detalhados

O setor da gestão de resíduos enfrenta hoje a necessidade urgente de conhecer em profundidade a composição do material processado diariamente. A fração de embalagens plásticas e metálicas, em particular, apresenta frequentemente um nível elevado de contaminantes.

Na LIPOR tradicionalmente, esta caracterização era realizada através de amostragens manuais pontuais, recolhidas apenas duas vezes por ano — representando menos de 1% do material processado.

Com o sistema GREYPARROT ANALYZER, financiado pela Novo Verde como forma de promoção da Inovação e da Investigação & Desenvolvimento, instalado no tapete de alimentação da Unidade de Triagem Automática de Embalagens (TAE) da Lipor, este cenário mudou radicalmente. Através de visão computacional e análise contínua, o sistema assegura 100% de cobertura na avaliação da qualidade dos materiais, fornecendo dados em tempo real e de alta precisão.

Impacto direto nos Municípios e na qualidade do material

Um dos principais benefícios da implementação do sistema é a capacidade de gerar informação detalhada e analítica sobre o fluxo de embalagens plásticas e metálicas provenientes dos oito Municípios associados da LIPOR.

O sistema permite analisar cada fluxo e circuito municipal de forma individualizada. Esta informação detalhada sobre não conformidades e contaminantes é partilhada com os municípios, possibilitando ações corretivas a montante e reduzindo significativamente a presença de materiais impróprios.

Ao identificar com precisão o material que entra na linha de triagem, o sistema contribui para reduzir rejeitados e aumentar a consistência e a qualidade do produto final — fatores determinantes para a valorização e comercialização de materiais recicláveis.

Para além da caracterização dos materiais, o GREYPARROT ANALYZER tem desempenhado um papel essencial na otimização do funcionamento da linha de triagem, através da recolha e análise de dados operacionais, como o registo de paragens e períodos de inatividade, fornecendo informação valiosa para melhorar a eficiência da operação; a afinação do processo e equilíbrio do caudal, evitando desequilíbrios e maximizando a eficiência global da unidade.

Estes dados alimentam indicadores-chave de desempenho, contribuindo para uma gestão mais informada, ágil e sustentável.