Lipor entrega mais de 200 compostores

Categoria Ambiente, Resíduos

A Lipor lançou a campanha “Compostagem Lá em Casa”, com o intuito de levar os seus oito municípios associados a aderirem ao Terra a Terra, um projeto de compostagem caseira. Neste sentido, no primeiro mês da campanha já foi possível entregar mais de 200 compostores aos cidadãos, segundo anunciou a entidade de gestão de resíduos urbanos.

Em outubro, o primeiro mês da campanha, dinamizaram-se dez cursos de formação no âmbito do projeto Terra a Terra, o que permitiu entregar mais de 200 compostores aos cidadãos que habitam em casa com jardim, na área de influência da Lipor – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Com este projeto, a entidade tem mais de 10 mil compostores implementados na região, permitindo desviar da valorizaçã energética de mais de cinco mil toneladas, por ano, de resíduos orgânicos, evitando assim, a emissão de 884 toneladas de dióxido de carbono, por ano.

O projeto Terra à Terra visa promover a redução dos resíduos orgânicos ao nível das habitações, prédios e instituições da área de prevenção da Lipor, reduzindo o impacto ambiental associado ao processo de melhoramento da qualidade de vida da população.

Estima-se que o processo de compostagem caseira permita uma redução em mais de 370Kg/ano por compostor, pelo que com 10.000 compostores implementados, há um potencial de redução de 3.700 toneladas de resíduos orgânicos. O seu desvio da valorização energética e aproveitamento na compostagem permitirá evitar a emissão de 651 toneladas de dióxido de carbono, por ano.